São Vicente: Festival Txon-poesia homenageia Amílcar Cabral

Inicio | Cultura
São Vicente: Festival Txon-poesia homenageia Amílcar Cabral
21/05/24 - 06:10 pm

Mindelo, 21 Mai (Inforpress) – A quarta edição do festival de poesia “Txon-poesia”, marcado para os dias 23 a 25, no Mindelo, rende homenagem ao herói nacional Amílcar Cabral cuja escrita poética esteve ligada à acção cultural e política.

As actividades do Festival Internacional de Poesia e Poética do Mindelo estão inseridas nas celebrações do “Maio, Mês da Europa”, de acordo com informações da instituição organizadora, a Associação Txon-poesia.

Sob essa perspectiva pretende-se, conforme a mesma fonte, cumprir um programa de três dias, 23, 24 e 25 de Maio, com um leque de actividades, desde conversas, performances, apresentação de livros, oficinas, cinema, rap e mais uma noite de ‘Spoken Word Mindelo’.

“O programa do Txon-poesia 2024 pretende aproximar a poesia e as pessoas enquanto momento único da vida da cidade, celebrando a palavra”, descreve a associação.

O ponto alto da celebração será o “Viva Amílcar Cabral”, momento de homenagem ao herói nacional que, segundo a mesma fonte, é um dos mais reconhecidos líderes mundiais e cuja escrita de poemas esteve ligada à acção cultural, social e política também moldada pela sua vivência no Mindelo, durante a infância e juventude.

“Do lirismo inicial, Cabral desenvolve a sua obra poética até dar lugar a temas que revelavam preocupações sociais como a insularidade, o isolamento, a emigração e os flagelos causados pela seca, pela aridez e pelo fenómeno da erosão”, justificou a organização, que fará o tributo no dia 25, no espaço da Alternativa Galeria.

Como convidados do festival, estarão no Mindelo escritores, rappers, livreiros, ‘slammers’, editores, investigadores, artistas, criativos e agentes culturais afro-luso-brasileiros.

O evento contará ainda com uma convidada internacional, a escritora, poeta, narradora, contadora de histórias, nascida em Guadalupe, São Tomé e Príncipe, Olinda Beja.

A escritora, segundo a mesma fonte, tem “uma vasta obra publicada” entre poesia, romances, contos e infanto-juvenil, dedicada à difusão da cultura são-tomense. Tem poemas e contos traduzidos para várias línguas, é detentora de prémios literários, distinções e homenagens e livros seus fazem parte do Plano Nacional de Leitura em Portugal.

Toda a programação deverá desenvolver-se entre os espaços da Alternativa Galeria, o Centro de Língua Portuguesa – Mindelo e o Centro Cultural Português, Polo do Mindelo.

LN/HF

Inforpress/Fim

Partilhar