Cidade da Praia, 25 Set (Inforpress) – O Sindicato dos Professores da Ilha de Santiago (Siprofis) manifestou hoje satisfação com o início do processo de actualização salarial dos professores, implementado “com sucesso” nos concelhos através da plataforma “Porton di Nôs Ilha”.
Em comunicado enviado à Inforpress, o presidente desse sindicato, Abraão Borges, avançou que o município de Santa Cruz foi um dos primeiros a receber os valores actualizados, já creditados nas contas bancárias dos docentes.
Disse que a decisão representa uma etapa importante na luta pelos direitos salariais dos professores em todo o território nacional, reconhecendo o esforço e a persistência dessa classe que há anos reivindica justiça e valorização profissional.
Pese embora este avanço, o sindicato aproveitou para ressaltar que o processo de luta pela equidade ainda não terminou e que, inclusive, há reclamações pendentes, sobretudo relacionadas com os professores licenciados que foram colocados sem formação.
A situação, explicou, precisa de ser corrigida para garantir a igualdade de direitos entre todos os docentes, considerando que é imperativo garantir a igualdade de direitos para todos os professores, independentemente do percurso de entrada na carreira, assegurando justiça e coerência nas políticas educativas.
“Em breve, será anunciado o plano de acção para a recuperação dos tempos de serviço não contabilizados, uma das prioridades do sindicato para garantir o reconhecimento integral da carreira docente”, anunciou, reafirmando o compromisso de continuar atento e firme na defesa dos direitos dos professores com transparência e determinação.
LT/HF
Inforpress/Fim
Partilhar