Agência Actour lança Cabo Verde no mapa digital mundial com o primeiro mapeamento nacional do Google Street View

Inicio | Sociedade
Agência Actour lança Cabo Verde no mapa digital mundial com o primeiro mapeamento nacional do Google Street View
22/10/25 - 01:26 pm

Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – A Actour Cabo Verde, empresa parceira responsável pelo primeiro mapeamento nacional do Google Street View em Cabo Verde, e o Google apresentaram hoje, na Praia, o projecto que está a colocar o arquipélago no mapa digital do mundo.

Em conferência de imprensa para apresentação do projecto Google Street View, o CEO da Actour Cabo Verde, Adilson Correia, explicou que a iniciativa pioneira visa mapear integralmente as principais ilhas do país.

“Já tínhamos o projecto há alguns anos guardado na gaveta porque é muito caro implementá-lo, antes queria partilhar com alguns alojamentos, restaurantes e outros sectores do turismo, mas sabendo que teria muita burocracia, e tínhamos que validar em pouco tempo, avançamos”, disse.

A implementação iniciou-se em Dezembro de 2024, estando neste momento mapeadas as ilhas de São Vicente e Santo Antão, com imagens disponíveis para visualização.

Nesta segunda fase do projecto serão contempladas as ilhas de Santiago, Boa Vista e Sal, num investimento de cerca de 2.500 contos, com planos para expandir o mapeamento para São Nicolau, Brava e Maio.

“A ideia é ainda em 2026 conseguir completar todo o Cabo Verde”, perspectivou Adilson Correia, que realçou que o Google Street View é uma funcionalidade que permite visualizar imagens em 360 graus dentro de Cabo Verde trazendo benefícios para a economia e turismo do arquipélago.

Porque, sublinhou, permite que turistas e investidores explorem virtualmente o país antes da vinda, aumentando a visibilidade internacional.

“Antes muitos turistas costumavam colocar a questão do porquê Cabo Verde não tem o Google Street View, porque google normalmente prefere as grandes cidades, com muito tráfego de pessoas que utilizam esta ferramenta a todo o momento para localizar o local que querem visitar”, salientou.

Actualmente, a Actour Cabo Verde está a implementar o projecto de forma independente, mas pretende estabelecer parcerias futuras que possibilitem a expansão do mapeamento para outras ilhas.

Por seu lado, o prestador independente da Google, Christophe Courcaud, enquanto responsável por capturar imagens, reforçou que no ano passado iniciaram o projecto com as ilhas de Santo Antão e São Vicente, tendo percorrido cerca de 380 km e gerado mais de 600 mil visualizações.

Actualmente, acrescentou, recebem cerca de duas mil visualizações diárias, sublinhando que o objectivo do projecto é aumentar a visibilidade de negócios locais, nas áreas como artesanato, hotéis e restaurantes.

ET/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar