Secretariado da ONU terá cortes de 20% de postos de trabalho e 15% no orçamento

Inicio | Internacional
Secretariado da ONU terá cortes de 20% de postos de trabalho e 15% no orçamento
02/07/25 - 08:30 am

Bruxelas, 02 Jul (Inforpress) - O Secretariado da ONU prepara-se para cortes de cerca de 20% em postos de trabalho e uma redução de 15% a 20% no orçamento, anunciou esta terça-feira o subsecretário-geral de Políticas da organização.

A iniciativa inclui um novo orçamento para a ONU, a entrar em vigor no início de 2026, realocação de funções, uso de Inteligência Artificial (IA) na reestruturação da ONU, entre outras mudanças.

O responsável por liderar a Iniciativa UN80 especificou que um orçamento revisto para o Secretariado-Geral será apresentado em Setembro e implicará cortes de postos de trabalho de 20% e uma redução de 15% a 20% no seu orçamento.

De acordo com o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, apenas 112 dos 193 Estados-membros da ONU pagaram as contribuições na totalidade este ano.

Ryder disse ainda aos jornalistas que a ONU está “a começar a encontrar benefícios muito úteis” na aplicação da IA na reestruturação da ONU.

"A minha opinião é que, se levamos a sério a eficiência e a eficácia, precisamos de adoptar aplicações de IA. Neste sentido, não acredito que sejamos diferentes de qualquer outro local de trabalho que já esteja a adoptar a IA de forma cada vez mais rápida. E isso terá implicações na forma como a organização funciona”, disse.

Secretariado da ONU terá cortes de 20% de postos de trabalho e 15% no orçamento
“A ideia é que as Nações Unidas saiam deste processo, nestes tempos turbulentos, mais bem equipadas e mais fortes para enfrentar os desafios actuais e futuros”, considerou Ryder.

Inforpress/Lusa

Fim

 

Partilhar