
Mindelo, 31 Out (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realizou hoje, no Mindelo, uma actividade interactiva que associa diversos parceiros para a consciencialização sobre a prevenção e tratamento do cancro da mama junto da comunidade académica.
Conforme a coordenadora adjunta do Curso de Enfermagem da Uni-CV, Dilma Pires, o evento, intitulado “Caminhos da Prevenção ao Tratamento”, pretende promover a sensibilização da comunidade académica, e não só, sobre a problemática do cancro da mama, mas também tudo que envolve a saúde da mulher.
“Estamos aqui com actividades interactivas, em que os participantes terão a oportunidade, através de jogos e dinâmicas, de aprender sobre o cancro, desde a necessidade da promoção da saúde, do diagnóstico precoce e das opções de tratamento”, explicou a mesma fonte.
A ideia, elucidou Dilma Pires, é, através dos stands de informação e das actividades lúdicas, mostrar ainda sobre a necessidade de melhorar cada vez mais o acesso aos meios que as mulheres precisam para o diagnóstico precoce do cancro, o que contribui grandemente para a cura.
A feira, instalada na Faculdade de Educação e Desporto (FaED) da Uni-CV, conta com parceiros como o Hospital Baptista de Sousa, Delegacia de Saúde de São Vicente, Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e a clínica médica privada Urgimed.
Da parte da clínica, o técnico do Departamento de Marketing e Comunicação, Rúben Dongo, assegurou que é o culminar das actividades do Outubro Rosa, que se insere no projecto “Caminhos para a conscientização”, implementado há cerca de três anos.
Sendo assim, juntar a parceiros como a Uni-CV, permite, segundo a mesma fonte, tornar a causa maior, depois de estar há já um mês a promover exames de mamografia, descontos nos preços e várias outras ofertas.
A iniciativa foi elogiada por estudantes como Jocilene Silva e Erick Correia que confirmaram ter tido a oportunidade de ter informações novas sobre a doença, que podem agora transmitir aos familiares e pessoas mais próximas.
O evento termina no final da tarde de hoje com uma mesa redonda sob o tema “Outubro Rosa: desafios e estratégias na prevenção e promoção da saúde da mulher”.
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar