
Mindelo, 13 Fev (Inforpress) - O Prémio Kakoy, instituído pelo Ministério da Cultura através do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), vai premiar a melhor performance de grupos no Carnaval Artesanal 2026, em São Vicente, com 40 mil escudos.
Segundo uma nota do Ministério da Cultura, este galardão anual visa estimular o “carnaval espontâneo”, uma manifestação que se afirmou ao longo das décadas como um dos elementos mais marcantes e diferenciadores das festividades do Mindelo.
Além do primeiro prémio para grupos, a organização definiu incentivos para o segundo e terceiro classificados, com 30 mil e 20 mil escudos, respectivamente.
Na categoria individual, os prémios variam entre os 20 mil escudos para o vencedor, 15 mil para o segundo lugar e 10 mil escudos para a terceira melhor performance.
A escolha do nome “Kakoy” para o galardão constitui uma homenagem póstuma a Ricardo António Francisco, mais conhecido por Kakoy.
Figura incontornável do Carnaval mindelense dos anos 70 e 80, Kakoy imortalizou-se no imaginário popular pelos seus trajes habituais e pelo emblemático penteado à "índio Apache".
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar