
Mindelo, 04 Nov (Inforpress) - Cabo Verde pode vir a ter brevemente um livro que pode ajudar a acelerar o processo de canonização do servo da Virgem de Luján, Manuel Costa de los Ríos, popularmente conhecido como “Negro Manuel” ou “Escravo Manuel”.
A informação foi divulgada hoje na página da Diocese de Mindelo nas redes sociais, baseada numa entrevista concedida pelo bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes, à Rádio Nova de Maria.
De acordo com a publicação, o livro em preparação deve contar a história deste homem, que foi baptizado em Cabo Verde antes de partir para Pernambuco, no Brasil e depois para Argentina.
“Roma já deu por completo o processo entregue, em Novembro de 2024, ao Dicastério para as Causas dos Santos pelo Arcebispo de Mercedes-Luján na Argentina, Dom Jorge Scheinig”, indicou a mesma fonte, para quem esse compêndio documental entregue no Vaticano dá conta do testemunho de fé deste servo de Deus e da Virgem de Luján, padroeira da Argentina.
As duas dioceses de Santiago e de Mindelo, por outro lado, não descartam a hipótese de organizarem, em conjunto com a diáspora, uma peregrinação ao túmulo do possível santo, na Argentina, no quadro das celebrações dos 500 anos da criação da diocese de Santiago e 30 da Diocese de Mindelo, previstas para 2033.
AA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar