
Mindelo, 02 Dez (Inforpress) – O vereador de Saneamento da Câmara de São Vicente disse hoje à Inforpress que a autarquia adquiriu três camiões de recolha de lixo, avaliados em mais de 52 mil contos, para reforçar a limpeza da ilha.
Segundo José Carlos da Luz, o Ambiente e o Saneamento são áreas muito transversais que consomem boa parte dos recursos da câmara. Mas, apesar de considerar que São Vicente é uma ilha limpa, destacou a necessidade de continuar a manter esse desiderato.
“Temos mais três camiões novos, adquiridos pela câmara municipal, mas também está já nas alfândegas um camião de recolha de resíduos sólidos urbanos, oferta da Câmara Municipal do Porto (Portugal)”, informou o autarca, acrescentando que, dentro de dias, vai chegar igualmente um carro de desobstrução de esgotos adquirido em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.
Segundo o vereador, trata-se de uma resposta imediata às necessidades da população a nível de saneamento e de esgotos, pese embora ainda exista algum défice na rede, tendo em conta que o último plano sanitário é de 2012 e já não responde à demanda actual.
“São Vicente carece de um novo plano sanitário. Mas não existe nenhum município em Cabo Verde que consiga fazer um plano sanitário permanente. É uma obra mais estruturada e mais macro, e nós estamos a trabalhar nesse sentido, porque com o aumento do número de hotéis existentes em São Vicente, e outros que vão surgir, a descarga na rede vai aumentando”, argumentou.
Além disso, informou que a autarquia injectou cerca de três mil contos na requalificação e pintura das banquetas dos contentores de lixo, bem como na aquisição de novos contentores.
“Os contentores vieram com as rodas e também recebemos equipamentos de protecção individual, porque queremos que os carros saiam com o pessoal equipado a rigor. Banquetas limpas, pintadas e contentores novos para que a ilha fique mais bonita na época festiva”, justificou.
Por isso, o autarca pediu à população que faça bom uso destes equipamentos e que respeite o horário de recolha dos resíduos sólidos urbanos, para ajudar a câmara a manter São Vicente mais limpa e aprazível.
O vereador adiantou ainda que a câmara pensa aumentar a capacidade em termos de máquinas retroescavadoras, que são necessárias e servem não apenas a área do saneamento, mas também outras áreas de intervenção da autarquia.
“Temos de as utilizar em todas as valências da câmara, porque todas as câmaras têm dificuldades na aquisição de máquinas. Aliás, a tempestade Erin veio demonstrar que a própria Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) tem de ajudar todas as câmaras a reforçar a capacidade de resposta em termos de maquinaria”, acrescentou.
Por isso, a mesma fonte prometeu apresentar a ideia de criar um fundo para compra de maquinaria na próxima assembleia-geral da ANMCV.
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar