Secretária de Estado inicia visita oficial a Portugal com encontro com associações cabo-verdianas

Inicio | Cooperação
Secretária de Estado inicia visita oficial a Portugal com encontro com associações cabo-verdianas
10/12/25 - 09:28 pm

Lisboa, 10 Dez (Inforpress) – A secretária de Estado das Comunidades de Cabo Verde, Vanuza Barbosa, iniciou uma visita oficial de 10 dias a Portugal, marcada hoje pelo encontro com as associações cabo-verdianas e a comunidade da Grande Lisboa.

O encontro, que teve lugar na sede da Associação Caboverdeana de Lisboa (ACL), segundo a governante cabo-verdiana, serviu para apresentar o projecto de mapeamento da diáspora cabo-verdiana e auscultar as preocupações e as expectativas da comunidade cabo-verdiana nas terras lusas.

Conforme lembrou esta missão que sucede a primeira de Paris, França, que foi concluída com balanço positivo, reforça o compromisso do Governo de Cabo Verde com uma política externa centrada no diálogo, participação e valorização da diáspora.

Durante a sua intervenção, afirmou que o Governo de Cabo Verde assim como no seu programa e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS I e II) definiu que decidiu atribuir um papel importante a diáspora cabo-verdiana espalhada pelo mundo.

Daí, que segundo ela, o projecto de mapeamento da diáspora cabo-verdiana, assim como outros produtos, vai ajudar o Governo a construir medidas de políticas que vão ao encontro das expectativas da diáspora.

“Para se dar maior centralidade à diáspora é preciso sabermos quantos somos, onde estamos, como estamos, o quê que fazemos e de que forma podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”, explicou, numa alusão ao projecto mapeamento da diáspora.

Durante este périplo, em que vai estar acompanhada da equipa do referido projecto, Vanuza Barbosa terá encontros com a comunidade cabo-verdiana residente em diferentes cidades de Portugal, bem como sessões de diálogo com estudantes cabo-verdianos em Lisboa, Coimbra, Porto e Bragança.

Os encontros visam promover momentos de diálogo directo e recolhendo contributos essenciais para o processo de mapeamento em curso.

O projecto de mapeamento da diáspora cabo-verdiana tem como objectivo identificar, caracterizar e valorizar a presença cabo-verdiana em diferentes países, reunindo informações estratégicas para o desenho de políticas públicas mais eficazes, o reforço das redes de cooperação e a promoção do contributo da diáspora para o desenvolvimento nacional.

Esta quinta-feira, no período de manhã, a secretária de Estado das Comunidades vai realizar uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e ao vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Gonçalo Reis.

Já no período da tarde, vai visitar a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, e reunir-se com a Comissão de Recenseamento Eleitoral de Cabo Verde em Portugal (CRE-PT), liderada pelo diplomata Rito Correia.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar