Mindelo, 01 Ago (Inforpress) – O Hospital Baptista de Sousa (HBS), em parceria com a Delegacia de Saúde, reuniu hoje, no Mindelo, um grupo de grávidas para passar informações sobre a importância da amamentação em detrimento de suplementos alimentares industriais.
O curso, salientou a nutricionista e, também, responsável do Banco de Leite do HBS, Josiane Custódio, tem como propósito apoiar e estimular o aleitamento materno, tendo em conta que a unidade hospitalar é Iniciativa Amigo da Criança, desde 1996.
Por outro lado, segundo a mesma fonte avançou à imprensa, pretende ajudar a atingir a meta de 50 por cento (%) de aleitamento materno exclusivo até os seis meses, prognosticada pelo Governo de Cabo Verde.
“E hoje em dia estamos a ter um pouco de dificuldade quando a mãe volta a trabalhar”, explicou a nutricionista, que aponta este constrangimento mesmo com a licença de maternidade de três meses, estabelecida recentemente.
Neste sentido, o objectivo é conseguir mais ganhos, entre este de chegar a licença até aos seis meses e ajudar a “concorrência forte” dos suplementos alimentares artificiais.
“Nós temos concorrentes. Então nós temos de trabalhar”, considerou Josiane Custódio, com destaque para a equipa multidisciplinar do curso, constituída por nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e enfermeiros do HBS e dos centros de Saúde de São Vicente.
Diversos técnicos que, juntamente com a família e a sociedade, formam a rede de apoio para as mães, principalmente as de “primeira viagem”, que encaram esse desafio da amamentação “não tão fácil como parece”.
Por isso, a formação, conforme a responsável do Banco de Leite, vai ser levada para outras estruturas de saúde e noutros períodos do ano.
A iniciativa enquadra-se também na Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrado de hoje até 07 de Agosto, sob o lema “Priorizar a amamentação construindo sistemas de apoio sustentáveis”.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar