
Mindelo, 03 Nov (Inforpress) – O ministro do Mar disse hoje que a Gare Marítima do Porto Grande, cujas obras de remodelação serão concluídas em oito meses, terá inovações como um sistema de entrada e saída de passageiros totalmente digitalizado.
Jorge Santos falava à imprensa após visitar as obras de remodelação e modernização da Gare Marítima do Porto Grande, dirigidas pela Enapor – Portos de Cabo Verde.
Segundo o ministro, essas inovações permitiram maior conforto aos passageiros.
“É uma gare já projectada para o presente e para o futuro, com energias renováveis e com o máximo de contenção em termos ambientais”, afirmou Jorge Santos, para quem o projecto cumpre o conceito de portos azuis e verdes.
De acordo com o governante, além da Gare Marítima do Porto Grande, estão a ser construídas mais oito gares a nível nacional, maioritariamente financiadas pela Enapor, embora algumas estejam incluídas no pacote com o Banco Mundial e outras financiadas no quadro do projecto Turismo Resiliente e Economia Azul.
Conforme o ministro, dentro de poucos meses será também iniciado o projecto de expansão e modernização do Porto Grande, que irá particularizar os diferentes terminais, como o terminal de pesca, o de bunkering, o de resíduos sólidos e o de líquidos.
Segundo o presidente do conselho de administração da Enapor, Ireneu Camacho, a remodelação e ampliação da Gare Marítima permitirá adoptar um novo conceito ao nível das operações de passageiros no Porto Grande, além de abranger o projecto “Enapor Academy”.
Ou seja, clarificou, ao contratar-se uma pessoa em qualquer ilha de Cabo Verde, esta passará um mês nessa academia para conhecer a empresa, receber formação em gestão portuária e em áreas específicas para as quais for contratada.
“O projecto da ‘Enapor Academy’ tem como um dos principais objectivos dar formação aos jovens técnicos que entram na empresa, para compreenderem primeiro o que é a Enapor e de que forma estão delineados os procedimentos internos”, explicou, acrescentando que, no quadro desta academia, os trabalhadores reformados irão transmitir a sua experiência portuária aos novos técnicos através de acções de formação.
Além disso, Ireneu Camacho informou que o novo edifício da Gare Marítima do Porto Grande terá um plano de gestão ambiental e de eficiência energética.
Adiantou ainda que o projecto se integrará na futura remodelação da Avenida Marginal, cujo plano está a ser negociado com a Câmara Municipal de Lisboa (Portugal), com o objectivo de aplicar a tradicional calçada portuguesa na avenida.
Concretamente sobre a nova Gare Maritima do Porto Grande, o presidente do conselho de administração da Enapor disse que esta ganhará mais áreas, pois será necessário fazer a demolição de parte das rampas para criar espaço adicional e permitir uma maior amplitude.
A obra compreende ainda a reabilitação da parte do rés-do-chão do edifício e a demolição ou redução de algumas estruturas para possibilitar a utilização da gare para eventos no futuro.
No piso superior, haverá uma área de restauração, o terceiro piso será reservado à “Enapor Academy”, e, no último piso, será criado um miradouro para que as pessoas possam desfrutar da baía do Porto Grande.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar