São Vicente: EU Católica realiza VII Semana Teológica da Diocese de Mindelo

Inicio | Sociedade
São Vicente: EU Católica realiza VII Semana Teológica da Diocese de Mindelo
28/04/25 - 01:08 pm

Mindelo, 28 Abr (Inforpress) - A Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EU Católica) realiza a VII Semana Teológica da Diocese de Mindelo na terça, quarta e sexta-feira, no Auditório Onésimo Silveira, da Universidade do Mindelo.

A informação foi avançada à imprensa pelo director regional da EU Católica, padre José Mário Moreira, que explicou que este ano o objectivo da semana teológica é reflectir sobre o lema “A esperança cristã nos diversos areópagos da Humanidade - Que esperança para um mundo de ruptura”. 

Segundo a mesma fonte, a escolha do tema prende-se com o facto do Papa Francisco ter escolhido para o Jubileu deste ano 2025 o tema esperança e também porque o bispo do Mindelo, Ildo Fortes, escolheu precisamente o mesmo tema para o Ano Pastoral 2024-2025.

Conforme José Mário Moreira, também pretendem falar sobre ruptura, tendo em conta ao contexto mundial em que se vive, fruto das guerras, das relações entre as nações, mas também de ruptura com os próprios valores humanos e com as sociedades que actualmente vivem muito mais agarradas ao prazer, às coisas mais superficiais, e menos abertas a uma cultura centrada na fé.

“Nós sabemos que, cada vez mais, a prática da fé, de uma corporação como a Igreja, está a abaixar-se. Portanto, podemos intervir porque aí há uma certa ruptura. Também podemos dizer que as novidades tecnológicas estão a provocar uma ruptura da forma de estar e de se relacionar na sociedade”, argumentou.

Segundo a mesma fonte, as temáticas da VII Semana Teológica da Diocese de Mindelo estarão estruturadas em três blocos, sendo que para cada bloco haverá duas conferências.

No primeiro bloco, denominado “Princípios e Fundamentos”, terá a conferência a “Apresentação do spes non confundit, do Papa Francisco”, que proclamou o Jubileu Ordinário do ano 2025 e a conferência sobre “O estudo exegético do “Discurso de Paulo no Areópago de Atenas, segundo o Livro dos Atos dos Apóstolos”.

O segundo bloco será composto por duas conferências, sendo a primeira denominada “A esperança cristã, os diversos problemas como as guerras e a economia bélica” e a segunda “O mundo digital, Inteligência Artificial e a imprevisibilidade do futuro”.

No terceiro e último bloco, intitulado “Esperança cristã nos areópagos históricos e contextuais”, serão realizadas as conferências sobre “O papel da Igreja na construção da paz” e “As políticas de imigração hoje e as suas consequências humanitárias”.

Para isso participam conferencistas tais como o custodio dos Frades Capuchinhos de Cabo Verde, frei Gilson Fred, a diplomata Maria de Jesus Miranda, o ex-director-geral das Telecomunicações e de Economia Digital, João de Luz Rocha Ramos.

Também fazem parte dos conferencistas o ex-ministro Rui Figueiredo Soares, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, no Brasil, Paulo Jackson, que apresentará uma comunicação gravada em vídeo, e o doutor em Ciências Políticas e Relações Internacionais, Kevin Teso, que é natural da República Democrática do Congo, mas que virá de Portugal.

CD/CP

Inforpress/Fim

Partilhar