
Mindelo, 17 Dez (Inforpress) – O embaixador do Japão mostrou-se hoje "bem satisfeito" com o estado do Complexo de Pesca de Cova d’Inglesa, no Mindelo, financiado há 25 anos, mas “bem conservado, muito limpo e significa um exemplo”.
Akamatsu Takeshi fez os elogios à imprensa após uma visita, acompanhado do ministro do Mar, Jorge Santos, à infraestrutura construída através da Cooperação Japonesa.
Foi o Japão quem também apoiou a modernização de infraestruturas mais recentemente.
“Estou muito satisfeito com esta visita, pois, como podem ver, esta nova instalação foi instalada em 2010, mas está bem conservada”, considerou Akamatsu Takeshi, que também destacou a organização e a limpeza no local.
A infraestrutura, segundo a mesma fonte, é um “exemplo perfeito” do que o Japão está tentando fazer não só em Cabo Verde, não só em África, mas em todo o mundo.
“Queremos criar oportunidades para que as pessoas, tanto locais, quanto internacionais, se beneficiem da nossa cooperação”, sublinhou o diplomata, que não avançou nenhum um projecto em concreto, mas asseverou a continuidade da cooperação entre os dois países, existente há 50 anos.
Da parte cabo-verdiana, o ministro do Mar, Jorge Santos, disse que a grande prioridade que está a ser discutida com Japão é o complexo de pesca de Santiago, porque está no limite o do Porto da Praia.
Também apontou o complexo de pesca da Boa Vista.
“Mas com certeza que estamos aqui a discutir a possibilidade de ter apoios também às comunidades piscatórias, criando essa base logística para essa transição da pesca artesanal para a pesca semi-industrial e industrial”, sustentou Jorge Santos.
O embaixador do Japão desloca-se na quinta-feira, 18, à cidade da Praia, onde tem programado encontros com diversas entidades e visitas a projectos financiados pelo seu país.
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar