São Vicente/Chuvas: Rotary Club Mindelo realiza conversa aberta para apoiar afectados psicologicamente pela tempestade

Inicio | Sociedade
São Vicente/Chuvas: Rotary Club Mindelo realiza conversa aberta para apoiar afectados psicologicamente pela tempestade
25/09/25 - 02:33 pm

Mindelo, 25 Set (Inforpress) – A Rotary Club do Mindelo organiza hoje, no Mindelo, uma conversa aberta com o psicólogo José Teixeira para descobrir estratégias que podem auxiliar pessoas afectadas psicologicamente pela tempestade Erin, no dia 11 de Agosto.

O evento, realizado em parceria com a Delegacia de Saúde de São Vicente, tem por tema "Após a tempestade sobre São Vicente: Como podemos ajudar aqueles que foram psicologicamente afectados?".

Isto porque, tal como explicou à Inforpress o presidente do clube, Alcídio Lopes, cada um pode desempenhar um “papel crucial” em apoiar a comunidade, que neste momento enfrenta diversos desafios, entre os quais psicológicos.

“Nosso objectivo aqui é conhecer, compartilhar e encontrar maneiras práticas de estender a mão aos nossos vizinhos, amigos e familiares que precisam de apoio emocional”, destacou Alcídio Lopes.

Neste sentido, o psicólogo José Teixeira vai guiar uma discussão sobre como identificar sinais de que alguém pode estar sofrendo emocionalmente, analisar estratégias e práticas para lidar e oferecer ajuda, discutir sugestões.

A tempestade Erin, ocorrida na madrugada do dia 11 de Agosto, inundou bairros, destruiu estradas e estabelecimentos comerciais, afectou o abastecimento de energia e água e provocou nove mortos, havendo ainda duas pessoas desaparecidas e vários desalojados.

Na sequência, o Governo decretou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos concelhos de São Nicolau, outros dos pontos do país afectados.

Foi aprovado um plano de resposta com apoios de emergência às famílias e actividades económicas, incluindo linhas de crédito bonificadas e verbas a fundo perdido, financiadas pelo Fundo Nacional de Emergência e pelo Fundo Soberano de Emergência, criado em 2019.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar