São Vicente: Campus de Matemática ajuda estudantes a resolver problemas do dia-a-dia através das contas – coordenadora

Inicio | Sociedade
São Vicente: Campus de Matemática ajuda estudantes a resolver problemas do dia-a-dia através das contas – coordenadora
28/07/25 - 01:31 pm

Mindelo, 28 Jul (Inforpress) – A ilha de São Vicente acolhe a partir de hoje até sexta-feira, 01 de Agosto, a segunda etapa do Campus de Matemática que objectiva incentivar estudantes a resolver problemas do dia-a-dia, através das contas.

Segundo a coordenadora do Campus de Matemática, Telma Silva, trata-se de um espaço no qual os estudantes têm a oportunidade de experienciar a matemática de outra maneira, que não estão acostumados a ter na sala de aula.

“Aqui eles trabalham com jogos, aprendem a matemática através de jogos, aprendem a relacionar a matemática com outras ciências e a reconhecer a matemática em outras ciências, em outros lugares, no dia-a-dia, por exemplo, aprendem a resolver problemas do concreto usando as ferramentas da matemática”, explicou a mesma fonte.

No evento, os estudantes utilizam ainda computador e novas tecnologias para “tirar partido disso na resolução de problemas” e compreendem que a matemática “está em tudo de forma prática, não só filosoficamente”.

No caso de São Vicente, o campus reúne 27 estudantes e professores das diferentes ilhas do Barlavento, que depois, assinalou Telma Silva, serão os “embaixadores” para levar as informações aos colegas.

“Eles se formam, entendem o que é e o que não é a matemática e levam essa informação, essa nova ideia da matemática, nova visão para as suas escolas”, destacou Telma Silva.

Uma passagem de testemunho também assinalada pelo delegado de Educação de São Vicente, Jorge da Luz, que considerou ser preciso fazer as gerações mais jovens sentirem-se “mais engajadas com a matemática”.

Tanto mais agora que, conforme a mesma fonte, está-se a finalizar uma reforma do currículo educativo com a matemática presente em todas as áreas do conhecimento.

“O que demonstra a importância da matemática para a vida humana, para a compreensão da própria realidade”, considerou Jorge da Luz.

Desta forma, o delegado de Educação encorajou todos os alunos a estarem atentos e cultivarem o estudo da disciplina, uma vez que “o país avança também com o gosto pela matemática”.

Além do Mindelo, a cidade da Praia já recebeu, de 21 a 25 de Julho, o campus que contou com a participação de 40 alunos das diferentes ilhas do Sotavento.

LN/AA

Inforpress/Fim

Partilhar