Sal Rei, 01 Ago (Inforpress) – O lançamento da campanha "Juventude que Transforma" marcou hoje o arranque da Semana da Juventude, promovida pela Câmara Municipal da Boa Vista, com actividades até ao dia 17 para capacitar e celebrar os jovens da ilha.
A cerimónia de pré-abertura, realizada no Espaço Jovem, para a mobilização de voluntários, divulgação da agenda e lançamento da campanha, foi a primeira actividade de uma vasta programação, com foco em formações, debates e iniciativas de caráter desportivo, cultural, social e ambiental.
De acordo com a autarquia estas actividades estão projetadas para a valorização da participação juvenil e no incentivo ao protagonismo dos jovens, estimulando-os a contribuir para o desenvolvimento do município.
O coordenador da Juventude, Paulo Barbosa, explicou que o objectivo é ir além da festa e investir no desenvolvimento dos jovens, reconhecendo-os como agentes de mudança.
"Temos formações em áreas como bartender e gestão de tempo, que já contam com 50 jovens inscritos, e actividades que promovem a consciência social e ambiental", destacou Paulo Barbosa.
A programação inclui actividades como a segunda edição da oficina de hip-hop, para abordar temáticas sociais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma campanha de limpeza de praias, caminhada da lua cheia, pintura de praça e socialização do Conselho Municipal da Juventude.
Prevê ainda um intercâmbio com 30 jovens embaixadores do ambiente da Ilha do Sal, em parceria com os projetos "Tartaruga Boa Vista" e "Biodiversidade do Sal", que visa partilhar conhecimentos e inspirar a criação de um grupo de jovens embaixadores ambientais também na Boa Vista.
Ao longo das próximas semanas, os jovens da Boa Vista terão ainda acesso a campeonatos desportivos, como futsal, e a uma festa de encerramento, no dia 17.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar