
Mindelo, 28 Out (Inforpress) – A Associação Regional do Desporto Adaptado de São Vicente (ARDA-SV) vai realizar palestras nas escolas de São Vicente para sensibilizar essas instituições a ajudarem a potenciar a prática desportiva entre alunos com necessidades especiais.
Em declarações à Inforpress, o presidente da ARDA-SV explicou que essas actividades contam com um financiamento de cerca de 300 contos, concedido pelo Programa de Mobilidade Juvenil (Profaj) do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).
“Esta actividade será desenvolvida durante seis meses, dividida em duas partes. Já realizamos uma palestra no Centro Santa Clara, que acolhe pessoas com Síndrome de Down, e agora pretendemos percorrer todas as escolas do ensino básico e secundário de São Vicente, inclusive o Liceu Jorge Barbosa, onde há um grande número de alunos”, afirmou.
O objectivo, acrescentou, é aproveitar o período escolar para partilhar ideias com os professores da disciplina de Educação Física sobre formas de incentivar a prática do desporto entre os alunos com necessidades especiais, que poderão vir a ser futuros atletas e participar em competições nacionais e internacionais.
“Após a realização das palestras, teremos um momento em que esses alunos poderão praticar várias modalidades, para avaliarmos as suas potencialidades. Sabemos que há muitos jovens com talento para se tornarem grandes atletas”, frisou Hélder Pio, informando que, ao término desse período, a Federação Nacional de Desporto Adaptado realizará uma formação destinada a capacitar melhor os professores de Educação Física para trabalharem com alunos com necessidades especiais.
Segundo Hélder Pio, haverá também palestras nas comunidades, com o objectivo de sensibilizar e descobrir talentos, em parceria com o IDJ, entidade que irá divulgar os programas e projectos direccionados para os jovens.
Além disso, a Associação Regional do Desporto Adaptado de São Vicente (ARDA-SV) pretende realizar um intercâmbio de uma semana na ilha de Santo Antão, abrangendo os três concelhos da ilha.
Essa iniciativa, explicou, tem por objectivo partilhar experiências com a associação local e ajudá-la a desenvolver o desporto adaptado nessa ilha.
Esta actividade, acrescentou, conta ainda com um financiamento de 150 contos, no âmbito do programa Mob Jovem, também promovido pelo IDJ.
CD/HF
Inforpress/Fim
Partilhar