Solange Cesarovna e Juca Novaes unem Cabo Verde e Brasil com espectáculo “Frevo ou Funaná”

Inicio | Cultura
Solange Cesarovna e Juca Novaes unem Cabo Verde e Brasil com espectáculo “Frevo ou Funaná”
29/10/25 - 08:26 pm

Mindelo, 29 Out (Inforpress) – A artista cabo-verdiana Solange Cesarovna e o cantor e compositor brasileiro Juca Novaes apresentam o espectáculo “Frevo ou Funaná” no dia 12 de Novembro, no Bona Casa de Música, em São Paulo, Brasil.

De acordo com nota da agência Ars Luminae, o concerto assinala também o lançamento oficial do single homónimo no Brasil e celebra a amizade e a profunda ligação cultural entre os dois países através da música.

De acordo com a mesma fonte, a ideia de criar a canção surgiu durante uma visita a Cabo Verde, em que o cantor e compositor paulista Juca Novaes descobriu “afinidades surpreendentes” entre as culturas cabo-verdiana e brasileira — da morna ao choro, da cachupa ao vatapá.

Mas, acrescentou, foi na semelhança rítmica entre o frevo e o funaná que encontrou a inspiração para compor “Frevo ou Funaná”, uma canção que “cruza dois mundos unidos pelo Atlântico e pela emoção da música”.

“A artista Solange Cesarovna, que acolheu Juca Novaes durante a sua estada no arquipélago, aceitou o convite para criar a versão em crioulo cabo-verdiano da canção e deslocar-se-á ao Brasil para partilhar o palco com o compositor num concerto único que promete ser uma verdadeira celebração da lusofonia e da irmandade musical entre os dois países”, destaca a nota.

De acordo com a mesma fonte, o cantor e compositor brasileiro Juca Novaes considerou que compor e lançar esta canção “faz sentido pela reafirmação da fundamental influência da música de África na música popular brasileira”, bem como pela “importância da lusofonia e do compartilhamento de experiências entre povos que falam a mesma língua, separados pelo oceano”.

Ao mesmo tempo, acrescentou, "tem a importância de revelar a identidade cultural entre Brasil e Cabo Verde, representada por elementos gastronómicos, etílicos e musicais que são comuns aos dois países, muito embora com nomes diferentes”.

A cantora Solange Cesarovna destacou as semelhanças culturais, musicais e comportamentais entre os dois países, que foram traduzidas na música “Frevo ou Funaná”, e declarou-se “verdadeiramente apaixonada pelo resultado final da composição”, que apelidou de “um hino à amizade entre Cabo Verde e o Brasil”.

CD/HF

Inforpress/Fim

Partilhar