
Cidade do Tarrafal, 27 Jan (Inforpress) – A Comissão Nacional de Protecção de Dados realizou hoje, na cidade do Tarrafal, em parceria com a Câmara Municipal, uma palestra sobre reforço e protecção de dados pessoais.
Em declarações à Inforpress, José Maria de Pina, membro da CNPD, avançou que o encontro se enquadra no Dia Internacional da Protecção de Dados e teve como objectivo sensibilizar as instituições públicas e privadas, sobre os princípios que devem obedecer no tratamento e protecção de dados pessoais.
O representante da Comissão Nacional da Protecção de Dados falou da importância dos responsáveis de tratamento de dados “estarem cientes” e terem uma base legal para o efeito.
“Os responsáveis pelo tratamento de dados devem ter em conta que o tratamento não deve ser excessivo, os dados devem ser conservados durante o período necessário, entre outros princípios”, sublinhou.
O mesmo chamou a atenção à população da ilha no que diz respeito a denúncias de casos onde haja violação dos princípios da protecção de dados, sendo que não têm recebido denúncias nesta ilha.
Avançou que o encontro foi realizado “precisamente” para incentivar pessoas singulares e instituições a terem em atenção este tipo de casos que possam violar esses direitos.
O programa de actividades da Comissão Nacional da Protecção de Dados, em São Nicolau, inclui palestras sobre o reforço da protecção de dados e sobre o “cyberbullying”, com alunos das escolas secundárias.
LS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar