São Nicolau: Bombeiros dos dois municípios da ilha concluem formação com foco na protecção do Parque Natural do Monte Gordo

Inicio | Sociedade
São Nicolau: Bombeiros dos dois municípios da ilha concluem formação com foco na protecção do Parque Natural do Monte Gordo
24/05/25 - 10:53 pm

Ribeira Brava, 24 Mai (Inforpress) – Um grupo de 21 bombeiros municipais dos dois concelhos de São Nicolau, Ribeira Brava e Tarrafal, concluíram hoje uma formação intensiva de 196 horas no âmbito do projecto Ribeira Brava Resiliente – Parque Natural do Monte Gordo.

Em declarações à imprensa, a comandante regional da Protecção Civil para as ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, Vitória Veríssimo, avançou que a formação permitiu capacitar os Bombeiros locais em técnicas de incêndio urbano, rural e florestal, desencarceramento, técnicas de resgate em montanha, sistema de comando de incidentes e em primeiros socorros.

Segundo a mesma, a formação também contemplou moradores das comunidades circunvizinhas do parque, com técnicas de primeiros socorros e de combate a incêndio, pois em caso de emergência “são os primeiros a actuar e têm de ter conhecimentos sobre o que fazer e como agir”.

“Essa formação só foi possível através da cooperação, do apoio de parceria operacional, entre o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros e a Cooperação Luxemburguesa, com total apoio das Câmaras Municipais da Ribeira Brava e do Tarrafal.

O objectivo é a protecção do parque Natural do Monte Gordo, que faz parte do território da Ribeira Brava, mas o Tarrafal é que é o primeiro apoio da Ribeira Brava em caso de emergência daí a participação dos bombeiros dos dois concelhos”, acrescentou.

Já a vereadora da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Gabriela Brito, destacou a grande valia deste projecto para a ilha, sublinhando a importância de ter bombeiros qualificados para actuar em salvamento e socorro.

“É um projecto que realmente tem uma grande importância para nós da ilha de São Nicolau e capacita a formação para dar uma resposta eficiente, tendo em conta que os bombeiros são os primeiros intervenientes quando acontece qualquer sinistralidade”, afirmou.

João Fernandes, responsável da Protecção Civil no município de Ribeira Brava, destacou a importância da formação para capacitar novos bombeiros e servir de reciclagem para os actuais, tendo em conta, segundo o mesmo, que a última formação de bombeiros realizada na ilha foi em 2016.

O mesmo apelou para que, além da formação, se invista em mais recursos materiais para que os bombeiros possam ter maior capacidade de resposta em caso de emergência.

Por sua vez, Jeilso Silva, destacou que a formação é uma mais-valia para os bombeiros da ilha, destacando o módulo de técnicas de resgate em montanha, que era uma reivindicação dos bombeiros da ilha, tendo em conta as características locais.

WM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar