São Filipe: Situação dos transportes pode condicionar festividades do Dia do Município e da Bandeira - presidente da câmara

Inicio | Sociedade
São Filipe: Situação dos transportes pode condicionar festividades do Dia do Município e da Bandeira - presidente da câmara
24/04/25 - 12:15 pm

São Filipe, 24 Abr (Inforpress) -  O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuias Silva, expressou a preocupação com a questão dos transportes marítimo e aéreo, que podem afectar a afluência de visitantes e o abastecimento comercial durante as festividades de São Filipe.

O edil destacou a urgência em resolver os problemas de transporte que ameaçam impactar as tradicionais festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, em curso e que começam a aquecer a partir do dia 25 de Abril.

Segundo o autarca, a crescente afluência de visitantes oriundos de outras ilhas e da diáspora, sobretudo dos Estados Unidos, tem pressionado a capacidade de transporte para a ilha do Fogo.

“Se a questão do transporte não for resolvida nos próximos dois dias, isso condicionará significativamente os planos de muitas pessoas que pretendem vir para São Filipe nesta época do ano”, advertiu Nuias Silva.

Actualmente, a Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) opera com dois a três voos diários, mas a demanda supera a oferta e o cancelamento de ligações marítimas devido ao acidente com o ferry Liberdadi agravou a situação, e as autoridades municipais estão a negociar reforços com a Cabo Verde Interilhas (CVI).

A câmara, segundo Nuias Silva, está em contacto direto com a TACV e com a CVI, para reforçar a frequência das ligações aéreas e marítimas e ainda hoje ficaram de se posicionar sobre a possibilidade de aumentar o número de voos, e a CVI deverá reforçar a rota marítima entre hoje e sexta-feira.

Além dos passageiros, o impacto atinge também o comércio local, alertou o presidente da câmara, que sublinhou que a dificuldade em transportar mercadorias pode comprometer o abastecimento para os eventos festivos.

“Sem resolver a questão do transporte, todo o comércio é prejudicado”, disse.

Outro factor que pode estar a influenciar a afluência de visitantes, segundo Nuias Silva, são as recentes preocupações com restrições de imigração nos EUA e a disseminação de informações falsas, que têm causado receio entre emigrantes.

“Adicionalmente, acidentes com navios ocorridos recentemente também aumentaram a incerteza”, afirmou o edil, que referiu que apesar dos desafios, a expectativa é de uma “grande festa”.

“Ontem [quarta-feira] tivemos uma actividade lotada (miss 40 Mais), hoje teremos o tapete vermelho, e a semana das festividades começa oficialmente amanhã, dia 25, com as tradicionais celebrações ligadas à bandeira”, concluiu Nuias Silva.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar