São Filipe: Plano de actividades de 2026 privilegia desenvolvimento sustentável e inclusão social

Inicio | Política
São Filipe: Plano de actividades de 2026 privilegia desenvolvimento sustentável e inclusão social
28/10/25 - 08:39 am

São Filipe, 28 Out (Inforpress) – O plano de actividades da câmara de São Filipe para o ano económico de 2026 reflete o compromisso com uma “gestão moderna, transparente e orientada para o desenvolvimento sustentável”, de acordo com a autarquia.

O plano, a que a Inforpress teve acesso, traduz a determinação da autarquia em alinhar os desafios com as aspirações dos cidadãos e projecta São Filipe como modelo de governação local “competente, transformadora e inovadora”, de acordo com a Agenda 2030 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O documento apresenta uma agenda estratégica centrada nas pessoas, com políticas que promovem a inclusão, a coesão social e territorial, a sustentabilidade ambiental e a valorização da identidade cultural do município.

No eixo das Infraestruturas e Mobilidade, a câmara aposta na modernização e expansão das infraestruturas urbanas e rurais, com destaque para a asfaltagem e calcetamento de vias nas zonas urbanas e periféricas, criação de novas centralidades e melhoria da ligação cidade/campo.

Entre as prioridades estão a conclusão do Estádio Municipal 05 de Julho, o Pavilhão Gimnodesportivo Simão Mendes, o estádio de Patim e a reabilitação do estádio de São Lourenço, assim como a requalificação das vilas de Patim e Ponta Verde.

O reforço do diálogo com o Governo para investimentos estratégicos como asfaltagem de ligações viárias Patim – Saltos e Rama Juda – Campanas de Cima, ampliação do Porto Vale dos Cavaleiros e modernização do cais de pesca, mobilização da água para agricultura e pecuária a transformação do aeródromo num aeroporto de médio porte, são outros destaques.

No eixo Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo o plano pretende estimular o sector produtivo e gerar emprego, dinamizar o tecido empresarial, promover a modernização das infraestruturas e criar um ambiente de negócios competitivo e sustentável.

No eixo Turismo, Cultura e Identidade Local, o plano aponta em transformar São Filipe como destino turístico de excelência e tirar partido do reconhecimento da ilha do Fogo como Reserva Mundial da Biosfera. 

Para tal pretende investir na requalificação da orla marítima de Achada São Filipe, na valorização do património cultural e religioso e na promoção do turismo rural e cultural.

Quanto ao eixo Coesão Social e Habitação, o plano de 2026 aponta a questão social como prioridade da governação e como prioridade aponta o reforço do programa “Nha Kasa” com construção e reabilitação de habitações para famílias em situação de vulnerabilidade.

Apoio a estudantes, transporte escolar, acesso a medicamentos e serviços de saúde de proximidade, acções de combater a pobreza extrema, promoção da inclusão social, apoios a agricultores, pescadores, jovens e mulheres, são outras medidas.

No pilar Juventude, Desporto, Atividade Física e Qualidade de Vida, o plano aposto na formação profissional, desporto e bem-estar da população e estão previstas novas infraestruturas desportivas e requalificação das já existentes para assegurar acesso universal à prática desportiva, além de implementação de políticas para promover uma juventude ativa e responsável.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar