Ribeira Grande, 09 Ago (Inforpress) – A primeira edição do Festival da Juventude da Ribeira Grande arrancou hoje com um programa diversificado e a promessa do presidente da câmara, de transformar o evento numa tradição anual do concelho.
“É o nosso primeiro festival de juventude, realizado precisamente na Semana da Juventude. Aqui na Ribeira Grande, estamos a festejar com um programa riquíssimo”, afirmou Armindo da Luz.
Segundo o autarca as actividades começaram com uma caminhada para dar a conhecer “a riqueza e autenticidade” do concelho, não só aos jovens, mas também a visitantes de outras localidades.
O programa incluiu ainda um workshop sobre inteligência artificial, que Armindo da Luz classificou como “um sucesso” e um dos grandes fundamentos “não só para a juventude, mas para toda a sociedade”.
A edição inaugural do festival, integrada na Semana Municipal da Juventude, oferece um leque variado de actividades culturais, musicais e teatrais.
O edil garantiu que o evento “não vai ficar pela primeira edição” e que, a partir de agora, será cada vez mais reforçado para se tornar “uma imagem de marca” da Ribeira Grande.
O presidente da câmara, Armindo Luz, anunciou ainda que, no dia 12 de Agosto, será implementado o Conselho Municipal da Juventude, liderado pela vereadora Sheila Andrade.
Segundo explicou, este órgão será “um instrumento de debate franco e aberto sobre os desafios da juventude no município” e permitirá uma participação mais ativa e proactiva dos jovens, nomeadamente na preparação do orçamento municipal para 2026.
“Queremos ouvir os nossos jovens, saber que perspetivas e soluções pretendem para os próximos anos, e trabalhar de mãos dadas para desenvolver a Ribeira Grande”, salientou.
LFS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar