Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – A representante da Direcção Nacional de Saúde, Yorleydis Peres, afirmou hoje em São Domingos, que valorizar os idosos é reconhecer o seu papel transformador na construção de uma sociedade mais resiliente, equitativa e inclusiva.
Esta especialista defendeu esta posição no início de uma semana de actividades alusivas ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se celebra a 01 de Outubro.
Yorleydis Peres frisou que o lema deste ano, “Pessoas idosas impulsionando acções locais e globais: nossa inspiração, nosso bem-estar e nossos direitos” – traduz a centralidade dos idosos na vida social e política.
“É um lema que enaltece aquele papel transformador que a pessoa idosa está desempenhando. Quando promovemos os seus direitos, estamos a promover também os direitos de toda a sociedade”, disse, lembrando que o envelhecimento não é um desafio isolado, mas um fenómeno global que Cabo Verde também enfrenta.
Segundo o Censo 2021, cerca de 10 por cento (%) da população cabo-verdiana tem 60 anos ou mais, dado que, para a directora, deve servir de alerta para a necessidade de políticas públicas robustas.
“Todos os anos fazemos actividades para chamar a atenção para a importância dos nossos idosos. Sem eles, nunca seríamos quem somos hoje. Se hoje estamos cheios de conhecimento, é graças às gerações anteriores”, afirmou.
A responsável apelou ainda a uma maior solidariedade entre gerações, realçando que a sociedade deve reconhecer o passado como base de um futuro mais justo e fraterno.
“O passado não pode ser esquecido. Ele deve trabalhar para um presente de mais união, compaixão e afectividade, de forma a construirmos um futuro mais esperançoso, onde cada um tenha voz e vez”, reforçou.
Para Yorleydis Peres, a valorização das pessoas idosas não se resume a uma efeméride.
“Não é só no dia 01 de Outubro. O Dia da Pessoa Idosa é todos os dias. Temos de assegurar que cada idoso se sinta incluído, respeitado e amado dentro da sua comunidade”, defendeu, sublinhando a importância de iniciativas inovadoras que promovam dignidade, justiça social e inclusão.
Momentos como este criam espaços de reflexão, convivência e partilha de experiências, bem como reforçar os direitos das pessoas idosas, reconhecendo o seu papel social, cultural e familiar.
Mais do que celebrar uma data, é uma oportunidade para reafirmar o compromisso colectivo com a construção de uma sociedade inclusiva, solidária e justa para todas as gerações.
As actividades em São Domingos, que decorrem ao longo da semana, reúnem profissionais de saúde, representantes municipais e membros da comunidade, com o propósito de reflectir, partilhar experiências e reforçar o compromisso colectivo de caminhar lado a lado com as pessoas idosas.
KA/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar