Ministro reconhece que formação profissional deve tornar-se mais atractiva para jovens

Inicio | Sociedade
Ministro reconhece que formação profissional deve tornar-se mais atractiva para jovens
21/10/25 - 08:40 pm

Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) – O ministro Eurico Monteiro disse hoje, na Praia, que a formação profissional tem sido essencial para a inclusão social através do emprego e do empreendedorismo, mas reconheceu a necessidade de torná-la mais atractiva para a juventude.

Eurico Monteiro, titular da pasta da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, falava aos jornalistas, esta tarde, durante o Evento Nacional de Abertura das Formações Profissionais 2025, promovida pelo ministério que tutela, sob o lema “Agarra bo oportunidadi, Konstruí bo futuru!”.

Eurico Monteiro afirmou que a formação profissional tem desempenhado um papel determinante na inclusão social através do emprego, do empreendedorismo e do rendimento, destacando ainda a sua relevância para o desenvolvimento económico do país.

Segundo o ministro, o sistema de formação profissional tem contribuído de forma significativa para a valorização pessoal e social dos formandos, ao mesmo tempo que oferece mão-de-obra qualificada às empresas e promove o empreendedorismo jovem.

“Estamos a oferecer mão-de-obra qualificada, seja para as empresas, seja também para o empreendedorismo, ou seja, os formandos podem desempenhar funções por conta de outrem, como também podem desempenhar funções no quadro da sua própria iniciativa empresarial”, sublinhou.

Eurico Monteiro destacou ainda que Cabo Verde apresenta uma taxa de empregabilidade muito elevada entre os formandos, atingindo em alguns casos valores próximos dos 100 por cento (%), realidade essa, que no seu entender, demonstra o impacto directo da formação profissional na inclusão e no crescimento empresarial.

O ministro salientou também que a formação profissional tem vindo a conquistar maior valorização social, permitindo aos profissionais qualificados alcançar rendimentos acima da média.

No entanto, reconheceu que ainda é necessário reforçar o trabalho de divulgação e sensibilização para atrair mais jovens.

“Temos de fazer um esforço maior para que mais jovens que não estão no sistema formal de ensino aproveitem esta oportunidade. Todos os jovens inscritos no cadastro social têm acesso gratuito à formação profissional”, afirmou, assegurando que existe uma vasta oferta de cursos alinhados com as necessidades do mercado.

Entretanto avançou que, pela primeira vez em Cabo Verde, as próprias empresas manifestam preocupação com a falta de mão-de-obra qualificada, mas sublinhou que este cenário demonstra que é possível e necessário ajustar melhor as ofertas formativas às necessidades específicas do mercado.

Apesar dos avanços, o governante reconheceu que ainda há trabalho a fazer para tornar a formação profissional mais atractiva para a juventude.

Financiado pelo Governo, através do Fundo de Promoção do Emprego e da Formação, o programa está orçado em 500 mil contos e contempla acções de capacitação em todo o território nacional.

A iniciativa será implementada por instituições públicas de referência, como o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), a Escola do Mar (EMAR), bem como entidades privadas de formação profissional.

O evento de lançamento contou ainda com uma conversa aberta com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

AV/HF

Inforpress/Fim

Partilhar