
Porto Novo, 26 Out (Inforpress) - O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), oposição, João Santo Luís, desafiou hoje o Governo a cumprir a "promessa antiga" de construção do aeroporto de Santo Antão e da ampliação do porto do Porto Novo.
"Estamos a pedir ao Governo que honre as promessas com Santo Antão. Prometeu o aeroporto e o melhoramento do porto do Porto Novo e ainda estamos à espera", avançou João Santos Luís, para quem o executivo já não vai ter tempo de cumprir essas promessas, já que as eleições legislativas estão à porta.
O líder da UCID, que é também deputado da Nação, cumpriu uma visita de três dias a Santo Antão, onde se encontrou com os presidentes das câmaras municipais do Paul e da Ribeira Grande e deslocou-se a algumas localidades para contactos com as pessoas.
Com os autarcas, João Santos Luís analisou a problemática do tratamento dos resíduos sólidos em Santo Antão e falou do Imposto sobre o Património Imovel (IPI), que substitui o Imposto Único sobre o Património (IUP) a partir de Janeiro de 2026.
A preocupação da UCID prende-se com o facto do IPI trazer um aumento de dez por cento (%), segundo o presidente deste partido, que abordou ainda com as câmaras municipais questões de cariz social, com destaque para a habitação social.
"Pedimos às câmaras municipais e ao Governo que promovam projectos para resolver o problema de habitação social em Santo Antão", sublinhou.
Quanto ao saneamento, a UCID está particularmente preocupada com a situação no município do Porto Novo, alertando para a situação da lixeira municipal, que está a ser um problema para o ambiente, segundo João Santos Luís.
Este responsável congratulou-se com o início da estrada de Caibros e com a inauguração da estrada de João Afonso, na Ribeira Grande, mas chamou a atenção do Governo para a necessidade de avançar com a construção das estradas para Figueiral e na Costa Leste (Pinhão e Monte Joana), também neste município do Norte de Santo Antão.
Também, referiu-se à necessidade de se requalificar o ramal de estrada para a Casa de Meio, no concelho do Porto Novo, onde constatou o início das obras da estrada para Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria.
Ainda em Santo Antão, João Santos Luís esteve a contactar os pequenos operadores económicos que, a seu ver, "estão sufocados com os elevados impostos", situação que os impede de expandir os seus negócios.
A situação do ano agrícola mereceu também a atenção do líder da UCID, que defendeu a aposta na mobilização de água para a agricultura e para o consumo humano.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar