Santo Antão/Ensino Superior: Governo indica que criação do polo universitário está a ter resultado

Inicio | Sociedade
Santo Antão/Ensino Superior: Governo indica que criação do polo universitário está a ter resultado
28/01/26 - 12:54 pm

Porto Novo, 28 Jan (Inforpress) – O Instituto das Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão terá, este ano, 40 finalistas dos cursos de licenciatura em Agronomia e Zootecnia, o que demonstra que a criação deste pólo universitário é “algo com resultado”.

Quem o afirmou foi o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que adiantou que o facto de o instituto superior, uma unidade orgânica da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), apresentar nos primeiros quatro anos de funcionamento 40 finalistas significa que há aqui “algo com resultado”.

O chefe do Governo, que falava, na terça-feira, 27, na abertura do conselho alargado do Ministério da Educação, que decorre em Santo Antão, explicou que o Instituto das Ciências e Tecnologias Agrárias foi criado “em função da vocação específica da ilha de Santo Antão”.

Ulisses Correia e Silva, que defendeu a necessidade de se elevar a taxa de ingresso do ensino superior em Cabo Verde, que está a 23 por cento (%), disse acreditar que este nível de ensino constitui “uma saída profissional importantíssima” no país, razão pela qual o Governo tem aposta no aumento das bolsas de estudo.

A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, disse que a democratização do polo universitário em Santo Antão representa um dos desafios que se colocam à ilha em matéria do ensino superior.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar