Santo Antão/Cheias: TUI Care Foundationm ajuda a Terrimar a socorrer famílias afectadas

Inicio | Sociedade
Santo Antão/Cheias: TUI Care Foundationm ajuda a Terrimar a socorrer famílias afectadas
04/11/25 - 11:01 am

Porto Novo, 04 Nov (Inforpress) – A organização não-governamental Terrimar, com sede no Porto Novo, está a implementar o projecto “Mãos solidárias por Santo Antão - Auxílio emergencial para comunidades costeiras e áreas rurais” com o apoio financeiro da TUI Care Foundation.

O projecto, informou a Terrimar - Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, consiste no apoio às famílias vítimas das fortes chuvas de 11 de Agosto, que deixaram importantes estragos, como a perda de terrenos agrícolas, de animais e currais, além de danos nas casas.

Um levantamento realizado pela equipa da Terrimar, durante o mês de Outubro, às zonas mais afectadas permitiu recolher informações que foram confrontadas com dados das delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente, das câmaras municipais e associações locais, para evitar duplicação de apoios.

Na sequência, avançou a Terrimar, foram identificados 23 casos de famílias e pessoas individuais que tiveram perdas diversas.

O montante disponível, na ordem dos 10 mil euros (cerca de mil contos), foi insuficiente para auxiliar a todos os potenciais beneficiários identificados, o que levou a Terrimar a seleccionar os apoios, priorizando famílias em estado de maior vulnerabilidade, além de agricultores e criadores de gado com perdas mais relevantes.

Dezoito famílias estão a ser apoiadas com materiais de construção, como cimento, telhas, madeiras, ferro, portas e janelas para que possam reconstruir partes de suas casas ou fazer reparos para mitigar os danos ocorridos, cabendo aos beneficiários contribuir com mão-de-obra.

Através da TUI Care Foundation, a Terrimar conseguiu ainda criar um fundo para suportar os outros casos identificados, o qual foi cedido à Associação Topo de Coroa, no Planalto Norte do Porto Novo, destinado às famílias locais.

No concelho do Porto Novo, a Terrimar está a atender famílias nas zonas de Bolona, Chã de Feijoal, Chã de Cruz; Morrinho de Égua, Chã Dura, Chã de Manuelinho e Aldeia do Norte, além do Tarrafal.

Na Ribeira Grande, esta organização não-governamental está a trabalhar com famílias na Ribeira Alta, Cruzinha e no Mocho.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar