Santiago Norte: HRSRV recebe mais uma missão médica egípcia para prestar cuidados especializados e diferenciados aos utentes

Inicio | Cooperação
Santiago Norte: HRSRV recebe mais uma missão médica egípcia para prestar cuidados especializados e diferenciados aos utentes
12/04/24 - 01:55 pm

Assomada, 12 Abr (Inforpress) – Uma missão médica egípcia encontra-se no Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Santiago Norte, a prestar consultas de especialidades e diferenciadas nas áreas de oftalmologia, estomatologia, pediatria e ginecologia.

Esta informação foi avançada hoje pela directora do HRSRV, Ludmilde Pina, explicando que esta missão composta por profissionais vindos do Egipto encontra-se na região, desde o dia 06 de Abril, e vai prestar serviços até a próxima sexta-feira, 19.

Segundo esta dirigente, esta missão é resultante de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização não Governamental egípcia "Luz para todos”, da igreja Ortodoxa, sendo que esta é a segunda vez que a equipa vem ao HRSRV.

Desta vez, sublinhou que trouxeram quatro especialidades e no caso da oftalmologia e estomatologia são duas das especialidades para cuja consulta se apresenta um maior número de utentes, tendo em conta que o hospital já tem algum tempo sem especialistas nestas áreas, onde além de consultas, estão a determinar alguns casos que podem ser encaminhados para cirurgia.

Estas missões, conforme explicou aquela directora, estão enquadradas dentro dos objectivos e do plano de actividades do HRSRV, que é conseguir ter essas especialidades que o hospital não consegue ter no dia-a-dia, por forma a trazer os cuidados especializados e diferenciados o mais perto possível da população, reconhecendo assim a “grande importância dessas acções que, de uma certa forma, reforçam os cuidados a nível da região e para todos os utentes”.

Neste sentido, Ludmilde Pina disse que é necessário sempre reconhecer e agradecer essas parcerias, mas também estimular a continuidade, justificando que mais do que vir de forma pontual é preciso ter alguma continuidade e periodicidade de forma a que os pacientes analisados numa missão tenham um acompanhamento numa próxima missão e que não seja num período tão longo entre uma e outra.

Da parte da missão, a porta-voz Simone Ayad demonstrou a sua satisfação em estar no país e no HRSRV a prestar esses cuidados de saúde aos utentes, enaltecendo também a parceria do Ministério da Saúde de Cabo Verde e a ONG “Luz para todos”, ressaltando que desde 2016 realizam missões médicas para Cabo Verde, tendo já contabilizado 20.

Segundo a mesma fonte é um esforço enorme, pois são mais de 24 horas de viagem, mas que agem e trabalham de acordo com a mensagem de Jesus Cristo, para ajudar uns aos outros.

Além de consultas médicas, Simone Ayad realçou que realizam também sessões de sensibilização nas escolas primárias e secundárias onde abordam temas como a sexualidade, o sexo e o casamento, alcoolismo, de forma a ajudar os adolescentes e jovens a manter uma vida saudável.

Quanto ao número de pacientes explicou que na última missão atenderam cerca de mil pacientes, mas que desde 2016 já trabalharam com milhares de pessoas e que nesta missão pretendem alcançar um bom número.

Além do HRSRV, a dirigente informou que já estiveram no município de Santa Cruz e outros da região e em outras ilhas, como Fogo e Brava em outras missões médicas anteriores.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar