Santiago Norte: PR defende maior protagonismo dos municípios no desenvolvimento regional

Inicio | Política
Santiago Norte: PR defende maior protagonismo dos municípios no desenvolvimento regional
27/10/25 - 03:20 pm

Tarrafal, 27 Out (Inforpress) – O Presidente da República (PR), José Maria Neves, defendeu hoje que os seis municípios de Santiago Norte devem assumir maior protagonismo no desenvolvimento regional e mobilizar mais parcerias com o sector privado e a diáspora.

Este apelo foi feito em declarações à imprensa à margem do encontro com presidentes das câmaras e assembleias municipais, sob o tema “Santiago Norte e os caminhos do futuro”.

José Maria Neves destacou o crescimento da região graças ao papel activo das autarquias locais, mas sublinhou que é necessário acelerar a transformação aproveitando as potencialidades da economia azul, o agronegócio, a cultura, as economias criativas, o ecoturismo e o turismo rural.

“Os municípios têm tido um grande protagonismo, mas estamos num novo tempo e é preciso acelerar, encontrar novos paradigmas e diversificar a economia procurando os recursos onde eles existem para catalisar o desenvolvimento de cada município e de Santiago Norte”, afirmou.

O Chefe de Estado salientou ainda a importância de reforçar a cooperação com a diáspora, incentivando os emigrantes a participarem no processo de desenvolvimento económico, social e cultural dos municípios.

Relativamente às reivindicações de maior financiamento por parte das câmaras municipais, José Maria Neves reconheceu a necessidade de transferências mais eficazes do poder central, mas apontou para o diálogo como elemento fundamental.

“Haverá sempre disputas por mais recursos. É essencial encontrar entendimentos entre Governo e autarquias, mas cada município deve trabalhar para mobilizar mais capacidades para o seu próprio desenvolvimento”, concluiu.

O encontro fez parte da iniciativa “Presidência na Ilha”, que decorre em Santiago Norte entre 27 e 31 de Outubro, abrangendo os municípios de Tarrafal, São Miguel, Santa Cruz, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos, com uma agenda centrada na proximidade com as populações e no acompanhamento de projectos e obras regionais.

DV/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar