
Assomada, 24 Out (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, assinou hoje, na Ribeira da Barca, a concessão da unidade de tratamento e agregação de valor do CTS e entregou nove motores de popa a pescadores de três localidades.
Em declarações à imprensa, Jorge Santos sublinhou que a concessão do Centro Técnico e Social (CTS) à Cooperativa de Mulheres da localidade Ribeira da Barca constitui uma aposta directa no empreendedorismo feminino e na criação de valor à cadeia do pescado.
A presidente da cooperativa, Cleia Dias, destacou que assumir a gestão do centro permitirá avançar com a produção de gelo, conservação e transformação de pescado, visando o abastecimento de mercados locais e turísticos.
Relativamente a entrega de nove motores de popa a três pescadores das comunidades de Ribeira da Barca, Rincão e Calheta de São Miguel, o ministro sublinhou que a motorização das embarcações representa “maior segurança e eficiência para quem vive da pesca” reforçando as condições de trabalho da frota artesanal e contribuindo para a melhoria do rendimento.
Um dos beneficiários, o pescador Gilson Varela, de São Miguel, manifestou satisfação com o apoio e espera que o novo equipamento facilite o seu trabalho no mar, permitindo “garantir sustento mais estável” às famílias.
As iniciativas enquadram-se na estratégia nacional de reforço da economia azul e dinamização das comunidades piscatórias do país.
DV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar