Pedra Badejo, 01 Ago (Inforpress) – O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, destacou hoje, a grande importância da amamentação para a saúde pública no país, durante o acto de abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno e do Agosto Dourado.
Sob o lema “Priorizemos a amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis”, a iniciativa, que decorre de 01 a 07 de Agosto a nível nacional, busca sensibilizar a sociedade para a promoção e o apoio ao aleitamento materno exclusivo até aos seis meses.
Em declarações à imprensa, Figueiredo destacou que a amamentação possui um impacto “tão significativo” na saúde colectiva quanto as acções de vacinação, que transformaram a esperança de vida das crianças e a qualidade de vida da população cabo-verdiana, pois a amamentação é essencial para garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações.
“O que tenho notado é que a amamentação é o futuro da nossa saúde pública. Quando as mães amamentam os seus filhos até seis meses de forma exclusiva, estamos a investir na resistência, na capacidade intelectual e na formação de laços afectivos sólidos. Isso tudo contribui para uma sociedade mais pacífica e mais próxima”, afirmou o ministro.
Figueiredo também destacou os avanços do país na taxa de amamentação, actualmente entre 42 e 43 por cento (%), embora diga acreditar que já se aproximou dos 50%, a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da UNICEF até 2025.
Segundo o governante, o objectivo é alcançar 75% até 2030, mas afirmou que o país vai trabalhar para, até essa data chegar aos 100% de mães a praticarem a amamentação exclusiva.
Para fortalecer essa estratégia, o ministro enfatizou que todas as instituições, incluindo a saúde, a educação, os governos locais e parceiros devem criar ambientes favoráveis à amamentação, promover acções contínuas que tornem este gesto natural, amoroso e sustentável.
“A amamentação é um acto de amor, justiça social e saúde pública. Investir nela é investir na saúde do planeta e na equidade social”, concluiu.
Durante a semana, profissionais de saúde e demais parceiros estão mobilizados para informar, promover, interagir e consolidar o apoio à amamentação, para transformar essa prática num acto quotidiano e permanente e não apenas uma acção pontual em datas específicas.
Esta acção, reforça o compromisso de Cabo Verde com a construção de um futuro mais saudável, sustentável e justo para todas as crianças e suas famílias, promovendo uma cultura de amor e cuidado desde os primeiros meses de vida.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar