Cidade da Praia, 02 Ago (Inforpress) - Quatro estudantes cabo-verdianos formaram-se esta semana em Medicina, em Cuba, anunciou o Ministério da Saúde, considerando que a graduação representa uma conquista pessoal e um reforço para o sistema de saúde de Cabo Verde.
De acordo informações avançadas pelo Ministério da Saúde, os quatro estudantes cabo-verdianos graduaram-se em Medicina pela Universidade de Ciências Médicas de Cuba.
Leonilde Fidel da Cruz, Esmael Pereira Moreira, Alexandra Solange Gonçalves e Delsy de Jesus Silva Cabral integram agora o grupo de profissionais formados fora do país, prontos para contribuir para o sistema de saúde nacional.
Actualmente, outra estudante cabo-verdiana, Kethienne Fonseca Monteiro, encontra-se na fase final do curso, com graduação prevista para Dezembro deste ano.
Segundo a embaixadora de Cabo Verde em Cuba, Edna Barreto, mais dois estudantes deverão concluir a formação em 2026, incluindo um na especialidade de Medicina Geral e Integral.
Para 2027 estão previstos cinco graduados e um em 2029.
O Ministério da Saúde felicitou os novos médicos e reafirmou o seu compromisso em recebê-los para fortalecer o Sistema Nacional de Saúde em Cabo Verde.
CG/SR//AA
Inforpress Fim
Partilhar