
Ribeira Grande, 20 Set. (Inforpress) – A greve dos professores na Ribeira Grande e Paul teve uma adesão de 20 %, devido às condições meteorológicas, avançou hoje à Inforpress a secretária do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), Osvaldina Assunção.
Osvaldina Assunção disse em declarações à Inforpress, no segundo e último dia de greve (19 e 20), que nos municípios da Ribeira Grande e no Paul o Sindep tinha uma estimativa de 70% a 80% de professores sindicalizados que manifestaram que iam aderir a greve mas, conforme explicou, as condições meteorológicas condicionaram a adesão dos professores que ficou nos 20%.
"No primeiro dia, por exemplo, no Paul as escolas não funcionaram devido às condições meteorológicas verificadas com a queda das chuvas", contou.
"Na Ribeira Grande, também, algumas escolas como é o caso das escolas de Cruzinha, Garça e Caibros os estabelecimentos de ensino ficaram encerrados devido à queda das chuvas o que acabou por condicionar à adesão", completou.
Conforme a sindicalista, no Paul e na Ribeira Grande, a greve foi programada de modo que os professores que trabalham no período da tarde protestassem de manhã e vice-versa, explicou, avançando que os 20 % de adesão referem-se ao universo de todos os estabelecimentos que se encontram de forma desconcentrada nos dois municípios.
A manifestação dos professores foi convocada a nível nacional para os dias 19 e 20, de entre as várias reivindicações está o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR), proposto pelo Governo mas que foi vetado pelo Presidente da República, e os sindicatos continuam a reclamar melhorias e ajustes por parte do executivo.
EL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar