
Ribeira Grande, 25 Out (Inforpress) – Os trabalhos de remoção do relvado do Estádio João Serra, na Ponta do Sol, Santo Antão, arrancaram hoje, conforme havia sido anunciado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG) na segunda-feira, 20, nas suas redes sociais.
Segundo a autarquia, esta intervenção marca o início do processo que antecede a instalação de um novo relvado, começando pela preparação e retificação do fundo de caixa, com compactações controladas e apoio técnico do Departamento de Topografia.
Esta fase é considerada essencial para garantir as condições adequadas ao futuro piso sintético e às marcações regulamentares do campo.
A mesma fonte informou que, durante a visita técnica realizada ao local, foi definido o plano de arrelvamento e acordadas as marcações oficiais do campo.
Após levantamento dos aspectos técnicos, decidiu-se manter as medidas actuais do relvado, 110,15 metros de comprimento por 68 metros de largura, assegurando o cumprimento das normas para competições oficiais.
O Estádio João Serra tem sido alvo de críticas devido ao estado avançado de degradação do relvado e às limitações das estruturas de apoio, nomeadamente balneários desadequados, ausência de sala de imprensa, e tribuna e bancadas aquém das exigências para a prática desportiva segura.
Em Julho deste ano, a Associação Regional de Futebol da Zona Norte de Santo Antão (ARFSAN) alertou que os clubes da região poderiam não participar na época 2025/2026 caso o relvado não fosse substituído, alegando que o recinto “não oferece condições mínimas” para o futebol. 
Os clubes reivindicaram, além da substituição do relvado, melhorias nos balneários, equipamentos e condições de segurança.
No passado mês de Setembro, a CMRG confirmou que iria avançar com a remoção e substituição do relvado, bem como outras melhorias, incluindo novos balneários, pista de atletismo, melhoria das bancadas e instalação de um espaço destinado à comunicação social, numa intervenção orçada em 32.500 contos.
LFS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar