
Porto Novo, 03 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, enalteceu hoje, em Santo Antão, o esforço feito pela Câmara Municipal do Porto Novo na resolução dos problemas decorrentes da tempestade Erin, em Agosto.
Durante uma visita ao município do Porto Novo para avaliar a situação actual das comunidades e inteirar-se do andamento dos trabalhos de recuperação das cheias de 11 de Agosto, José Maria Neves incitou o Governo a apoiar a autarquia a enfrentar os desafios que ainda persistem.
O Chefe de Estado disse ter constatado que a edilidade porto-novense fez, desde a ocorrência da tempestade, “um esforço enorme” na resolução dos problemas mais urgentes, mas, a seu ver, Porto Novo precisa do Governo para atender aos problemas que ainda persistem.
Nos contactos com as populações, José Maria Neves foi confrontado com preocupações relativas à recuperação de habitações, de infra-estruturas hidráulicas e de caminhos vicinais, além de problemas relacionados com o abastecimento de água.
O Presidente da República disse esperar que a sua visita a Porto Novo sirva para sensibilizar o Governo para a necessidade de apoiar este concelho a responder aos desafios criados pela tempestade Erin, que deixou muitos estragos neste município.  
A edil do Porto Novo, Elisa Pinheiro, informou que, com recursos próprios da autarquia, procedeu-se a intervenções a nível das acessibilidades, na recuperação de infra-estruturas de abastecimento de água e na requalificação urbana.
A câmara municipal tem estado também a apoiar as famílias mais desfavorecidas, adiantou.
Elisa Pinheiro alertou para o facto de este concelho estar a enfrentar “um momento particular” por causa das cheias de 11 de Agosto, deparando-se com desafios a nível da habitação social, da requalificação urbana e da mobilização de água.
Com uma dívida herdada de 960 mil contos, o actual executivo vê-se limitado em termos de capacidade de resposta aos problemas com os quais Porto Novo se depara, avançou a autarca, que informou que os recursos prometidos pelo Governo, no âmbito da declaração do Estado da Calamidade, tardam a chegar.
O Chefe de Estado testemunhou, no quadro da visita, o arranque de um programa de reabilitação habitacional financiado pela própria edilidade e proferiu uma palestra sobre o poder local e os seus desafios.
José Maria Neves defendeu a transferência de mais recursos para os municípios, para que as autoridades locais possam atender aos problemas que afligem as populações.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar