Relatório Preliminar do Rendimento Escolar revela avanços na taxa de aprovação e redução do abandono

Inicio | Sociedade
Relatório Preliminar do Rendimento Escolar revela avanços na taxa de aprovação e redução do abandono
31/07/25 - 04:35 pm

Cidade da Praia, 31 Jul (Inforpress) - O Relatório Preliminar dos Resultados do Rendimento Escolar para o ano lectivo 2024/2025 confirmou uma tendência positiva a nível nacional, com a redução do abandono escolar e a média de aprovação a alcançar 80,91% no 12.º ano.

De acordo com os dados avançados pelo Ministério da educação, houve um aumento nas taxas de aprovação e uma redução expressiva nas taxas de abandono escolar, reflexo, acentuou, das reformas educativas implementadas, especialmente nas áreas do desenvolvimento curricular e da acção social escolar.

“Os dados provisórios dos resultados de 2024/2025 demonstram melhorias nos indicadores de aprovação e redução das taxas de abandono. De forma geral, a média nacional indica uma progressão positiva no final dos ciclos educativos”, lê-se no comunicado.

A média nacional de aprovação no final dos ciclos educativos indicou que no 12.º ano registou-se a aprovação de cerca de 80,91 por cento (%) dos alunos, no 4.º ano alcançou os 84,66%, enquanto o 8.ºano, 73,54%.

Relativamente ao abandono escolar, as estatísticas apontam para a média de 2,02%, reflectindo uma redução significativa do indicador que se situava acima dos 6% em 2016.

O Ministério da Educação alertou, entretanto, para a necessidade de atenção contínua a disciplinas como Matemática, Português e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), reforçando a formação contínua dos professores e a partilha de boas práticas pedagógicas, incluindo o ensino das línguas estrangeiras, principalmente o Inglês.

Para o ano lectivo 2025/2026, anunciou que estão previstas medidas para intensificar a supervisão pedagógica, com foco especial no 4.º e 8.º anos, além do reforço no apoio aos alunos nas escolhas académicas a partir do 10.º ano.

Acrescentou ainda que deve se aprofundar a sistematização dos dados por município, consolidando as informações nacionais para facilitar a adopção de políticas educativas ajustadas às necessidades.

O objectivo, assinalou, é garantir a continuidade e sustentabilidade dos avanços no rendimento escolar, alinhando os indicadores nacionais aos padrões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Antes do final de 2025, o ministério planeia lançar o Barómetro Nacional das Escolas, que permitirá a elaboração do Ranking Nacional das Escolas, como ferramenta de reforço e supervisão pedagógica, acção inspectiva preventiva e ajustamentos dos projectos educativos dos agrupamentos de escolas, visando redução de disparidades e melhoria do desempenho.

LT/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar