Regularização e nacionalidade na agenda da missão da Alta Autoridade para a Imigração a Porto Novo

Inicio | Cooperação
Regularização e nacionalidade na agenda da missão da Alta Autoridade para a Imigração a Porto Novo
13/10/26 - 03:14 pm

Porto Novo, 13 Out (Inforpress) – A Alta Autoridade para a Imigração é esperada no município do Porto Novo no na quinta-feira, 15, para abordar com a comunidade de imigrantes questões relacionadas com a regularização e obtenção da nacionalidade cabo-verdiana.

O programa de visita a que a Inforpress teve acesso indica que a missão da Alta Autoridade para a Imigração tem agendado um encontro com a comunidade de imigrantes no âmbito das iniciativas que visam promover uma melhor integração dos imigrantes no país.

No encontro, além da regularização e obtenção da nacionalidade cabo-verdiana, vão ser ainda abordados temas como autorização de residência, reagrupamento familiar e atestado de residência.

Esta é a segunda missão, em pouco mais de dois meses, da Alta Autoridade para a Imigração ao município do Porto Novo para abordar ainda com a comunidade de imigrantes os desafios enfrentados pelas comunidades estrangeiras em Cabo Verde.

O presidente da Associação dos Estrangeiros Residentes do Porto Novo, Malam Turé, assegurou recentemente que a comunidade da Costa Ocidental da África está bem integrada neste município.

A mesma fonte enalteceu o contributo que a comunidade está a dar ao processo de desenvolvimento do Porto Novo, informando que os cidadãos estão “bem integrados” na sociedade porto-novense, havendo casos de sucesso de participação na vida política local.

Nessa altura, este responsável apontou a necessidade das crianças que nasceram no Porto Novo frequentarem as escolas como a principal preocupação da comunidade.

Avançou ainda que muitos cidadãos desejam investir neste concelho, designadamente na construção da casa própria, exortando a edilidade porto-novense a ajudar através da disponibilização de lotes de terrenos.

A comunidade africana residente no município do Porto Novo exerce a sua actividade sobretudo no comércio e restauração.

Em toda a ilha de Santo Antão residem mais de uma centena de cidadãos estrangeiros, na sua maioria no município do Porto Novo.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar