
São Filipe, 21 Jan (Inforpress) – A programação da edição 2026 das festas da Bandeira e do Dia do Município de São Filipe deverá estar disponível ao público a partir do início de Fevereiro, disse hoje o porta-voz dos Festeiros, Sócrates Carvalho.
A tradicional festa da Bandeira de São Filipe, uma das celebrações culturais mais emblemáticas da ilha do Fogo e do país, tem como festeiro este ano a empresa, Sigui Sabura, especializada na promoção de eventos culturais.
No quadro da preparação da Festa de São Filipe 2026 uma delegação de Sigui Sabura realizou uma deslocação estratégica à ilha do Fogo, a primeira este ano, para dar continuidade à preparação de uma das mais emblemáticas manifestações culturais de Cabo Verde, iniciada no ano passado.
“É uma festa de muita responsabilidade, muito grande e que exige uma preparação com antecedência e por isso deslocamos ao Fogo para dar continuidade a preparação que começou desde o ano passado, para pegar nos detalhes para poder proporcionar uma boa festa”, disse o porta-voz.
A visita foi fundamental para aprofundar detalhes e garantir que o evento decorra com qualidade, segurança e respeito pela sua essência.
Durante a estadia, foram realizados encontros institucionais e técnicos com a Casa das Bandeiras e com a Câmara Municipal de São Filipe, incluindo uma reunião com o presidente da autarquia, com o objectivo de construir em conjunto um programa único, pensado para que a festa seja verdadeiramente “do Fogo e para o Fogo”.
A Festa de São Filipe 2026 terá uma organização tripartida, envolvendo a Sigui Sabura, a Casa das Bandeiras e a Câmara de São Filipe.
Um dos momentos centrais da agenda foi a visita à Casa das Bandeiras, onde decorreu um encontro de trabalho para a recolha de informações históricas e culturais profundas sobre a festa, reforçando o compromisso com a tradição e a identidade local.
Sócrates Carvalho, mais conhecido por Suca, um dos elementos da empresa Sigui Sabura revelou à Inforpress que o programa já se encontra numa fase avançada de elaboração e, inclusive, existe um “draft zero” que está a ser consolidado em articulação com a edilidade, estando o processo praticamente na fase de fecho.
A Sigui Sabura sublinha que a aposta passa por uma festa mais tradicional, popular e inclusiva, sem perder a sua essência cultural e que o foco estará no povo, na valorização das tradições e na criação de um ambiente onde todos possam sair satisfeitos.
O festeiro compromete-se a dar um contributo inovador ao nível da comunicação, com uma estratégia orientada para projectar a Festa de São Filipe a nível nacional e internacional, promovendo São Filipe, a ilha do Fogo e a riqueza cultural cabo-verdiana junto da diáspora e de novos públicos.
Esta visita marca o início de um ciclo de preparação colaborativa, onde tradição, identidade e profissionalismo caminham lado a lado, com o objectivo de construir uma edição memorável da Festa de São Filipe em 2026.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar