
Calheta, 26 Out (Inforpress) – A coordenadora do projecto IslandPlas, Neusa Brito, anunciou hoje que vão reforçar a separação de resíduos na origem e a reciclagem de plástico em São Miguel, através da sensibilização da população e da recolha selectiva.
Em declarações à imprensa, à margem da apresentação e socialização do projecto realizado hoje na Câmara Municipal de São Miguel, a coordenadora do projecto IslandPlas, por parte da CaboPlast, Neusa Brito, explicou que o foco é contribuir para melhorar a gestão de resíduos no município, através da separação dos resíduos nas casas, escolas, estabelecimentos comerciais e espaços comunitários.
A coordenadora explicou que a iniciativa é implementada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), em coordenação com a Direcção Nacional do Ambiente (DNA), a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) e outros parceiros nacionais, cabendo à CaboPlast a sua execução.
Segundo a responsável, o projecto pretende apoiar o município na implementação da recolha selectiva, sobretudo de resíduos plásticos, e responder aos desafios existentes na recolha e no encaminhamento dos materiais para reciclagem.
Neusa Brito reconheceu que persistem dificuldades na recolha de resíduos em alguns municípios, sublinhando que a sensibilização da população e a participação dos diferentes intervenientes são fundamentais para melhorar os resultados da iniciativa.
Desde Janeiro deste ano, o projecto já permitiu encaminhar cerca de 150 toneladas de resíduos plásticos para reciclagem, indicou a coordenadora, destacando o contributo da iniciativa para as metas nacionais ligadas à economia verde, azul e circular, bem como para a redução das emissões de carbono.
O IslandPlas desenvolve actividades nos municípios do Tarrafal, Santa Cruz e São Domingos, na ilha de Santiago, e em São Vicente e Boa Vista.
De acordo com a mesma fonte, estão igualmente em curso conversações para alargar o projecto às ilhas de Santo Antão e do Fogo.
A responsável defendeu o trabalho em rede entre a câmara municipal, a CaboPlast, as organizações não-governamentais, escolas, associações comunitárias e a população, para promover a separação na origem, a recolha selectiva e a valorização do plástico através da reciclagem.
Por sua vez, o vereador responsável pela área do Ambiente e Saneamento da Câmara Municipal de São Miguel, Alberto Miranda, considerou que o projecto representa uma oportunidade para melhorar a gestão dos resíduos, defendendo o reforço da educação ambiental e da consciencialização da população sobre a separação e o reaproveitamento dos materiais.
O autarca salientou ainda a importância de ultrapassar a simples deposição do lixo, promovendo a reciclagem e a reutilização dos resíduos, com benefícios ambientais e económicos para o município.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar