Legislativas2026/Santiago Sul: UCID quer reforço da representação parlamentar do partido para combater bipartidarismo crónico

Inicio | Política
Legislativas2026/Santiago Sul: UCID quer reforço da representação parlamentar do partido para combater bipartidarismo crónico
13/05/26 - 02:57 pm

Cidade da Praia, 13 Mai (Inforpress) – A segunda candidata a deputada da UCID por Santiago Sul, Beatriz Lúcio, apelou hoje, em Achada Grande Frente, ao voto na UCID nas eleições próximas, defendendo o reforço da representação parlamentar do partido para combater o bipartidarismo.

A candidata falava à Inforpress durante o porta-a-porta na comunidade, à margem de uma acção política realizada coincidindo com a celebração dos 48 anos de existência da UCID.

Segundo Beatriz Lúcio, a longevidade do partido demonstra a sua resiliência histórica e o seu papel na defesa do pluralismo político em Cabo Verde.

“É o partido mais antigo depois do PAIGC e tem demonstrado, desde a clandestinidade e após a independência, que é um dos partidos que quer quebrar e tem sempre lutado contra o bipartidarismo crónico”, afirmou.

Durante o contacto com a população de Achada Grande Frente, a candidata disse ter ouvido preocupações recorrentes ligadas ao cansaço, à descrença política, ao desemprego e à insegurança.

De acordo com Beatriz Lúcio, estas inquietações reflectem o desgaste da população em relação à alternância entre PAICV e MpD.

“Santiago Sul, de um modo geral, é muito bonito, estamos confiantes no dia 17, apelo é para votar no sentido de consolidar a democracia”, disse, realçando que a população quer ver os seus problemas levados ao Parlamento, nomeadamente as questões do emprego e da segurança.

Sobretudo, disse, quando se vê comunidades como Achada Grande que convivem com esse receio, insegurança.

A candidata mostrou-se “confiante” no desempenho eleitoral da UCID em Santiago Sul e afirmou que o partido trabalha com a meta de eleger entre dois e três deputados no círculo eleitoral.

Beatriz Lúcio reiterou ainda o apelo à participação no escrutínio, defendendo que o voto na UCID representa uma aposta no fortalecimento democrático e numa nova resposta aos desafios do país.

O partido continua esta tarde a visita a Achadinha a partir das 15:00 levando o tema do custo de vida, soluções concretas e respeito.

Nas eleições legislativas do dia 17 de Maio cinco partidos políticos - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP - concorrem aos 72 mandatos de deputados, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dos quais dez no território nacional e três na diáspora.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 18 de Abril de 2021, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.

LT/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar