Hospital Agostinho Neto quer desenvolver e aprofundar parcerias para alargar acesso à saúde a quem mais precisa (c/áudio

Inicio | Cooperação
Hospital Agostinho Neto quer desenvolver e aprofundar parcerias para alargar acesso à saúde a quem mais precisa (c/áudio
03/10/25 - 02:05 pm

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – O presidente do conselho de administração do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), Evandro Monteiro, manifestou hoje o desejo desta instituição desenvolver e aprofundar mais parcerias, visando alargar o acesso a cuidados de saúde a quem mais precisa.

As afirmações foram proferidas numa conferência de imprensa conjunta no hospital central da Praia, realizada no âmbito da sétima expedição médica “Ver com Bons Olhos”, que contempla não só os pacientes em lista de espera do HUAN, mas também beneficiários de várias organizações parceiras.

Considerando a saúde um direito humano fundamental, Evandro Monteiro salientou que o papel do HUAN, enquanto "instituição de referência", é garantir que todos os cidadãos tenham acesso a cuidados de qualidade, assegurando que “ninguém fique para trás”.

Daí que informou que pretendem desenvolver e aprofundar mais parcerias e cooperação, para multiplicar oportunidades semelhantes ao projecto “Ver com Bons Olhos” alargando o acesso a quem mais necessita.

“Porque queremos que Cabo Verde continue a ser um país onde a saúde não seja um privilégio, mas sim um direito universal. A presença da Fundação Ruta de la Luz, parceira de vários anos, com apoio directo da Equatorial Coca-Cola Bottling Company (ECCBC), é prova de que as parcerias nacionais e internacionais são um caminho essencial para o futuro da nossa saúde”, explicou.

O presidente do HUAN sustentou que estas parcerias não só permitem a partilha de conhecimento e a introdução de novas experiências e práticas, como, sobretudo, criam oportunidades de aprendizagem e formação aos profissionais da casa.

“O nosso hospital, enquanto hospital universitário, assume essa responsabilidade de forma clara. A formação contínua e o desenvolvimento das competências humanas são um pilar fundamental da nossa missão e dos nossos objectivos”, assegurou. 

Segundo Evandro Monteiro, o HUAN é consciente de que não basta cuidar, mas que é preciso também preparar o futuro, investindo em inovação, novas metodologias e tecnologias que reforcem a qualidade dos serviços prestados.

A sétima edição da expedição “Ver com Bons Olhos”, que termina hoje, prevê beneficiar mais de mil pessoas com consultas e óculos gratuitos, numa iniciativa promovida pela Equatorial Coca-Cola Bottling Company (ECCBC) e a Fundação espanhola Ruta de la Luz.

ET/CP

Inforpress/Fim

Partilhar