Ribeira Brava, 22 Out (Inforpress) – A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza, mostrou-se hoje “extremamente impressionada” com o potencial e o dinamismo da juventude da ilha de São Nicolau.
Em entrevista à Inforpress, a coordenadora destacou o talento multifacetado da juventude da ilha, afirmando que ficou bem impressionada com a capacidade de inovação dos jovens e como estão activamente em busca de oportunidades de trabalho, seja no campo artístico, no empreendedorismo ou em iniciativas autónomas.
“Fiquei bastante impressionada com o talento e a força de vontade destes jovens, que, mesmo enfrentando desafios, vão atrás de oportunidades e financiamento por conta própria, muitas vezes com o apoio limitado das famílias”, afirmou.
Segundo aquela responsável, outro ponto que chamou a sua atenção foi o uso da internet como uma ferramenta crucial para o desenvolvimento desses jovens, enfatizando que, ao contrário de uma visão muitas vezes negativa sobre o mundo virtual, ela viu como a internet se tornou uma verdadeira aliada na busca por informações e oportunidades de trabalho.
Durante a estadia de dois dias na ilha, que incluiu encontros tanto em Tarrafal quanto em Ribeira Brava, Patrícia de Souza também conversou sobre a Agenda 2030 da ONU, realçando a importância da educação e do apoio às famílias vulneráveis.
“A educação é o caminho para o desenvolvimento desses jovens, e temos que garantir que eles concluam o ensino secundário, especialmente considerando as dificuldades que muitos enfrentam”, defendeu.
A discussão também abordou a importância da colaboração das Nações Unidas com o Governo de Cabo Verde, universidades e sociedade civil para a criação de oportunidades para os jovens.
A coordenadora mencionou as diversas agências da ONU presentes no país, como a FAO e o FIDA, que já trabalham no apoio à agricultura, pecuária e pesca na ilha de São Nicolau, áreas com grande potencial de crescimento.
De acordo com Patrícia de Souza, a ilha possui um potencial turístico significativo, que pode ser explorado por meio de iniciativas de turismo sustentável e ecológico, em sintonia com a rica herança cultural local.
“O turismo em São Nicolau tem um enorme potencial. Com seu património cultural, como a ilha do primeiro liceu, a ilha cantada na Morna Sodad, certamente vamos apoiar o Governo e outros parceiros no desenvolvimento desta área”, realçou.
A mesma fonte destacou ainda que a visita reforçou a visão positiva da ONU em relação ao futuro da juventude em São Nicolau, que, apesar das dificuldades, está determinada a superar obstáculos e aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem.
A ONU, assegurou, segue comprometida em apoiar iniciativas que fomentem a educação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável, com o objectivo de garantir um futuro melhor para os jovens de Cabo Verde, especialmente os de São Nicolau.
“Saio daqui muito optimista ao ver como esses jovens estão desenvolvendo seus talentos e buscando novas formas de se inserir no mercado de trabalho”, exteriorizou.
A ilha de São Nicolau acolhe até hoje o início das comemorações da Semana das Nações Unidas em Cabo Verde, sob o lema “Somos melhores juntos”.
De acordo com uma nota enviada à Inforpress, o evento assinala três marcos históricos, nomeadamente os 80 anos da ONU, os 50 anos da Independência de Cabo Verde e os 50 anos de presença das Nações Unidas no país.
WM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar