
Cidade da Praia, 27 Jan (Inforpress) - O ministro de Estado, Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, destacou hoje a importância das organizações da sociedade civil afirmando que o Estado está a trabalhar para um “tratamento diferenciado” e a vários níveis.
Fernando Elísio Freire fez essas considerações na cerimónia de inauguração da sede da Social Development Hub (SDH) e da Academia Social, com sede no Palmarejo, na cidade da Praia, onde salientou que instituições deste género vão ao encontro das “necessidades das pessoas”.
O governante, que destacou a importância das organizações da sociedade civil pela ascensão social que permitem ao alertarem, incomodarem e despertam o Estado para o que é essencial, considerou a academia inaugurada como um “laboratório de novas ideias” para que o Governo possa ir mais longe na resolução dos problemas.
Por seu turno, a presidente da Social Development Hub (SDH) e da Academia Social, Susana Duarte, enfatizou que a organização tem a missão de formar redes com poderoso impacto social para os diferentes desafios propostos no dia-a-dia.
Na sua comunicação referiu-se sobre homens e mulheres que cresceram no passado, mas continuavam a ter uma relação próxima da sua comunidade, alegando que hoje 50 anos depois da independência cabe à nova geração dar um passo em frente usando as tecnologias ao dispor para promover maior participação na construção e manutenção do espaço coletivo rumo a um desenvolvimento inclusivo.
“Foi com esta vontade que nasceu a Social Development Hub com base estratégica em três plataformas: a capacitação especializada para os desafios do terceiro sector de que faz parte a Academia Social, o impacto no terreno através do movimento de comunidade e o Laboratório de Inovação onde é feita a aplicação local de casos de sucesso internacionais”, declarou.
Salientou que o projeto iniciou hoje o seu primeiro encontro internacional com organizações vindas da Sérvia, Itália, Bulgária, Tanzânia e África do Sul.
Por seu lado, o chefe da Cooperação da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, Cristobal Delgado, focou-se na parceria especial da União Europeia, tanto nos investimentos da Global Gateway como nas pessoas, permitindo “criar valor, rede e comunidade”.
“Na União Europeia, a nível do programa Erasmus com um esforço significativo aqui em Cabo Verde, temos 17 ações concretas operando, uma marca excelente para um país que tem esse tipo de parceria com a União Europeia que já apoiou mais de 660 mobilidades com as universidades nacionais”, reforçou, alegando que a Social Development Hub é a ação de uma mais-valia porque cria um laboratório para testar experiências.
A Academia Social surge como um centro estruturado de formação e treino dirigido a líderes comunitários e colaboradores de organizações sem fins lucrativos.
Visa reforçar competências técnicas, estratégicas e humanas, promover a sustentabilidade institucional, estimular a inovação social e alinhar as intervenções com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
PC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar