São Nicolau: Lançado projecto de calcetamento do acesso a Água das Patas–Pico Agudo, no vale da Ribeira Brava

Inicio | Ambiente
São Nicolau: Lançado projecto de calcetamento do acesso a Água das Patas–Pico Agudo, no vale da Ribeira Brava
27/01/26 - 10:21 pm

Ribeira Brava, 27 Jan (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes lançou hoje a primeira pedra para a empreitada de melhorias do acesso entre Água das Patas e Pico Agudo, no vale da Ribeira Brava.

 

No acto, José Luís Sá Nogueira sublinhou a importância da obra, apesar de realçar que pode ser considerada por alguns como de pequena dimensão.

Ainda assim, o governante defendeu que são precisamente estas intervenções que resolvem problemas concretos das populações.

“Há quem diga que é uma ‘obrinha’, mas é uma obra grande porque resolve o problema da população”, afirmou, destacando que o acesso vai permitir valorizar a aldeia, que possui forte potencial turístico, enquanto cria melhores condições de vida e novas oportunidades de rendimento para as famílias locais.

Segundo José Luís Sá Nogueira, a melhoria das infraestruturas rodoviárias, aliada ao reforço de serviços básicos como água, iluminação e espaços de acolhimento, cria condições para atrair turistas interessados na natureza, permitindo que permaneçam na zona, consumam produtos locais e dinamizem a economia.

O ministro incentivou a população a criar pequenos negócios, como espaços de restauração e alojamento, para garantir que os benefícios do turismo se traduzam em mais rendimento e melhor qualidade de vida para as famílias.

“O ideal é que o turista venha e que o dinheiro fique todo aqui, na comunidade”, frisou.

Já o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Nilton Monteiro, destacou que a obra resulta de uma reivindicação antiga da comunidade e simboliza a articulação entre Governo central, autarquias e população local.

“A obra não é do ministro nem do presidente da câmara, a obra é da comunidade”, disse, sublinhando a importância da participação activa da população na cobrança, acompanhamento e valorização dos investimentos públicos.

Por sua vez, a coordenadora do Programa de Valorização Turística e Ambiental de Aldeias Rurais, Edviges Fernandes, explicou que, no âmbito do projecto, já foram executadas várias ações na localidade, incluindo a construção de casas de banho, formações em gestão do turismo rural e a edificação de cinco habitações anexas destinadas ao alojamento turístico.

De acordo com a responsável, a intervenção agora iniciada corresponde à fase de calcetamento do acesso entre Água das Patas e Pico Agudo, complementando trabalhos anteriores de abertura de estrada, com o objetivo de reforçar a acessibilidade e consolidar o potencial turístico da zona.

WM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar