Porto Inglês, 07 Mai (Inforpress) – As obras de reabilitação do farol de São José, na ilha do Maio, entraram na fase de implementação do núcleo museológico, que inclui a conceção, produção e instalação do espaço expositivo, informou hoje o Instituto do Património Cultural.
Com a finalização das intervenções estruturais e a execução integral dos trabalhos de pintura interior e exterior, o farol de São José, segundo a mesma fonte, vai receber um núcleo museológico para proporcionar uma leitura interpretativa do bem patrimonial.
Em nota, o Instituto do Património Cultural (IPC) aponta que esta nova fase vai enquadrar o farol no contexto histórico e técnico de sinalização marítima em Cabo Verde, contribuindo para a valorização cultural do território e para o desenvolvimento do turismo sustentável na ilha do Maio.
Segundo o instituto, a reabilitação do forte permitiu consolidar a integridade física do edifício, respeitando a sua traça original e os princípios de conservação do património edificado.
A intervenção nesta estrutura marítima e cultural integra-se no projecto de valorização dos faróis históricos de Cabo Verde, financiado pela Cooperação Espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), sob coordenação do IPC e o Instituto Marítimo e Portuário.
Esta iniciativa visa garantir a funcionalidade dos faróis enquanto elementos de apoio à navegação marítima, promovendo paralelamente a sua salvaguarda e fruição como bens patrimoniais com elevado potencial turístico e educativo.
RL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar