
Porto Novo, 18 Dez (Inforpress) – O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, disse hoje que a central solar fotovoltaica de Santo Antão, instalada em Chã de Bombardeira, Porto Novo, representa um passo importante na transição energética desta ilha.
Alexandre Monteiro, que falava no acto de inauguração desta infra-estrutura, explicou que a central solar de Santo Antão, que representou um investimento de 120 mil contos, constitui a maior fonte de energia renovável desta ilha.
Com capacidade instalada de 1.2 megawatts, este parque solar, financiado pelo Banco Mundial, marca "uma nova etapa" em termos de energia limpa em Santo Antão e permite o aumento da taxa de penetração das energias renováveis de 14 por cento para 25%, avançou o ministro.
Santo Antão dispõe actualmente de uma capacidade instalada em termos de energias renováveis (eólica e solar) à volta de 2.5 megawatts e a previsão é alcançar a taxa de 50% em 2030, avançou o governante.
Com esta infra-estrutura, o Governo consegue poupar mais de 40 mil contos por ano em combustíveis fósseis.
A obra enquadra-se no Projecto Energias Renováveis e Melhoria de Eficiência Energética nos Serviços Públicos, que prevê a construção de quatro centrais fotovoltaicas e instalação de sistemas de
armazenamento de energia nas ilhas do Maio, Fogo e São Nicolau.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar