PR satisfeito com a vontade dos cabo-verdianos na Espanha em participar no processo de modernização de Cabo Verde

Inicio | Cooperação
PR satisfeito com a vontade dos cabo-verdianos na Espanha em participar no processo de modernização de Cabo Verde
09/04/24 - 08:03 pm

Cidade da Praia, 09 Abr. (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, disse hoje ter constatado com satisfação o grande ânimo e a grande vontade da comunidade cabo-verdiana na Espanha em participar na modernização de Cabo Verde.

Em declarações à imprensa, José Maria Neves, que desde o dia 05 de Abril se encontra de visita ao Reino de Espanha, e depois de reunir-se com os cabo-verdianos radicados nas regiões de Madrid, Galiza, León, disse ter encontrado uma comunidade que cresceu do ponto de vista espiritual e mais empoderada, com muito mais poder mais integrada.

“Pude ver um grande ânimo, uma grande força, uma grande vontade de participar no processo de modernização de Cabo Verde, não só com as remessas financeiras, mas também com remessas de ideias, de conhecimento, para que Cabo Verde possa crescer”, declarou o chefe de Estado cabo-verdiano.

“Acho que esta visita permite-nos ver novas ambições para os próximos 50 anos de Cabo Verde, que é garantir uma governança das ilhas que cubra toda esta nação global cabo-verdiana, toda a diáspora cabo-verdiana. Desde a concessão das nossas universidades de investigação, toda a problemática da formação de políticas públicas, são áreas que devemos, doravante, contar com um forte concurso de todas as capacidades e competências espalhadas pela diáspora”, acrescentou.

José Maria Neves, que teve também a oportunidade de se reunir com as autoridades locais, realçou igualmente a grande inclusão e imagem “muito positiva” que a comunidade cabo-verdiana goza na Espanha.

No final do dia de hoje o Presidente da República, que nesta visita está acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, manteve um encontro com o  Rei da Espanha, Filipe VI, durante o qual discutiram a cooperação bilateral entre os dois países e formalizou o convite ao monarca para visitar Cabo Verde no quadro das celebrações dos 50 anos da independência nacional, em 2025.

Esta quarta-feira,10, já em Barcelona, Catalunha, o Presidente cabo-verdiano participa, como orador, na Conferência das Nações Unidas da Década dos Oceanos, que decorre de 10 a 12 de abril.

Na qualidade de Patrono da Década do Oceano, o mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana será um dos intervenientes principais do evento, numa comunicação que irá enfocar a experiência de Cabo Verde na exploração sustentável dos recursos marinhos.

MJB/JMV

Inforpress/fim 

Partilhar