
Lisboa, 19 Nov (Inforpress) – A Associação de Desenvolvimento Regional Integral das Terras de Santa Maria (ADRITEM) lança, na quinta-feira, 20, um projecto que visa acelerar a inclusão e criar oportunidades para 1.600 jovens da CPLP em empresas da região Norte de Portugal.
Denominado Madrilusa, o projecto com duração de seis meses pretende fortalecer a cooperação no espaço lusófono e acelerar a integração de jovens imigrantes, entre os 18 e os 30 anos, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através da promoção da empregabilidade, da cultura e da participação comunitária.
Focado no reforço de competências sociais e profissionais e na promoção de uma participação mais activa na vida comunitária, a iniciativa reúne instituições portuguesas e lusófonas numa estratégia conjunta que inclui formação, actividades culturais, apoio à empregabilidade e espaços de diálogo intercultural, segundo aquela associação portuguesa.
O referido projecto é desenvolvido em parceria com empresas da região Norte de Portugal, em sectores como indústria, logística, restauração, agricultura e serviços.
Segundo o comunicado da associação, um dos eventos altos do evento do lançamento, é a feira de emprego, que será dinamizada pela plataforma exclusiva do projecto Madrilusa, que realizará um ‘match’ automático entre as vagas das empresas parceiras e as competências dos imigrantes, facilitando entrevistas no próprio dia e o encaminhamento para processos de recrutamento.
No local haverá ainda apoio à elaboração de ‘curriculum vitae’ (CV) e o encaminhamento de competências.
O programa inclui o painel “Histórias que Inspiram”, moderado pela cabo-verdiana Elizandra Barbosa, da Cabo Verde Global Business, com criadores e influenciadores da CPLP como Nilda Lourenço, Cris Pelo Mundo, Mayara e Olavo, que partilharão percursos de integração e resiliência.
Consta ainda da programação showcooking multicultural, mostra de artesanato tradicional, performance teatral da Plataforma Madrilusa e actuações musicais da NOA, culminando num momento festivo com Deejay (DJ), considerado “como uma celebração vibrante da diversidade cultural e da criatividade lusófona”
“O Madrilusa nasce da convicção de que a lusofonia é uma força viva, feita de pessoas, culturas e territórios que crescem juntas. Queremos transformar a diversidade em oportunidade e a integração em caminho de progresso partilhado. Mais do que um projecto, o Madrilusa é um movimento que posiciona a lusofonia como um espaço dinâmico de inovação, identidade e progresso colectivo”, afirmou Teresa Pouzada, directora não executiva da ADRITEM.
O projecto Madrilusa foi distinguido com uma menção honrosa pelo Prémio Cidadania e Território e venceu a 7.ª edição dos Prémios Caixa Social, reconhecimento do seu impacto social e do envolvimento de dezenas de parceiros públicos e privados que acreditam na integração como caminho para o futuro.
O projecto Madrilusa, desenvolvido em parceria com empresas da região Norte de Portugal, em sectores como indústria, logística, restauração, agricultura e serviços, será apresentado oficialmente no evento “Construir Pontes, Criar Futuro”, que decorrerá entre as 14:00 e as 17:30 (horas locais), no Auditório do ISLA Gaia, em Vila Nova de Gaia.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar