Professor diz que Uni-CV tem formado quadros aptos para servir o país com excelência

Inicio | Sociedade
Professor diz que Uni-CV tem formado quadros aptos para servir o país com excelência
25/07/25 - 08:53 pm

Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) – O professor universitário Jorge Mendes Tavares afirmou hoje que a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) tem formado quadros aptos para servir o país com “excelência”.

“A Universidade de Cabo Verde, com o apoio do Governo, está e tem estado a formar quadros importantes em todas as áreas estratégicas para Cabo Verde. A diversidade académica e humana aqui presente espelha de forma exemplar, a missão da universidade de formar cidadãos e profissionais qualificados aptos para servir o país com excelência, espírito crítico, compromisso ético e sentido de responsabilidade pública”, reiterou Jorge Tavares.

O professor universitário falava em representação do reitor da Uni-CV, na cerimónia de outorga de grau 2025, que assinala o encerramento de uma das etapas “mais significativas e transformadoras” do percurso académico de 550 estudantes daquele estabelecimento de ensino superior, distribuídos pelos três polos, da Praia, Mindelo e Assomada, provenientes das mais distintas áreas de saber.

“Formados com rigor científico, dedicação exemplar e elevado sentido de missão. Este número representa um marco histórico para a instituição, traduzindo num contingente recorde de licenciados, preparados para contribuir com competência, criatividade e espírito de serviço para o desenvolvimento sustentável, em particular, de Cabo Verde”, sublinhou.

Na lista dos finalistas estão representadas as várias dimensões do conhecimento cultivado na universidade, nomeadamente, ciências exactas, tecnologias e engenharia, ciências da natureza, da vida e do ambiente, ciências humanas, sociais e artes, ciências económicas, jurídicas e políticas.

Assim, segundo a mesma fonte, hoje está-se a celebrar o esforço, o sacrifício, a resiliência e a capacidade de sonhar e concretizar dos finalistas que concluíram esta etapa com “coragem, dignidade e perseverança”.

“Durante este percurso académico enfrentaram desafios próprios da vida universitária, momentos de incerteza, ansiedade, dúvida e cansaço, mas também viveram tempos de companheirismo, crescimento, estudo partilhado e amizades duradouras. Foram anos intensos, repletos de lágrimas e sorrisos, de conquistas discretas e vitórias memoráveis", descreveu.

Acrescentou ainda que é neste "viveiro de experiências" que se moldam os líderes que marcam a diferença, manifestando, ao mesmo tempo, que a Universidade de Cabo Verde se sente “honrada” por ter feito parte da história desses alunos.

SC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar